Alunos da DALMASS vistoriam Ponte no Estado de Goiás

Alunos da DALMASS vistoriam Ponte no Estado de Goiás

No dia 21 de maio, um grupo de alunos de pós-graduação da DALMASS, da Turma 01, de Estruturas, Fundações & Pontes, orientados pelo coordenador do curso, engenheiro Dr. Rodrigo Carvalho da Mata, fez uma inspeção preliminar na ponte do Rio das Almas, na região de Ceres (GO). A visita teve o intuito de vistoriar patologias e propor soluções para a estrutura.

O objetivo do trabalho é desenvolver um estudo de caso, a partir de uma metodologia para inspeção especial das estruturas de pontes de concreto armado, que fará parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos da DALMASS.

O grupo, formado pelos alunos Allan Rafael Jacino de Souza, Dimael Pinheiro Rodrigues e Leda Maria Mota Oliveira e o professor Rodrigo Carvalho fizeram análises e captação imagens. Foi utilizado um drone para registro do mapeamento da estrutura. Assim, será possível propor soluções ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é o órgão responsável pela ponte.

De acordo com Rodrigo da Mata, a partir do estudo de caso, o DNIT poderá planejar ações de forma a minimizar o processo de deterioração, a ocorrência de acidentes graves ou até mesmo o colapso estrutural da ponte sobre o Rio das Almas.

 

“O curso da DALMASS está além do ambiente de sala de aula, vai a campo com os alunos, dá oportunidades reais de desenvolvimento de trabalhos e amplia a atuação do especialista no mercado”, explica o engenheiro Rodrigo.

A aluna Leda diz que o coordenador do curso logo aceitou o convite para orientá-los. “O professor vai nos auxiliar durante todo o desenvolvimento deste trabalho. A visita foi muito boa muito e esclarecedora. Ele é muito técnico, tem uma grande expertise e vai ser muito bom estar perto para absorver isso tudo”, afirma a aluna.

O engenheiro Dimael também ressalta a presteza do coordenador do curso: “Ele falou sim na hora, sem pensar duas vezes, disse que era só marcar que ele iria”.  O aluno reforça que a ideia do trabalho é fazer uma avaliação in loco completa e trazer soluções junto ao DNIT.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na DALMASS é feito com a integralização das disciplinas e exige dos alunos, dedicação e empenho. É fundamental escolher um bom tema ou até mesmo um estudo de caso. Os alunos da DALMASS já obtém os primeiros passos de como elaborar o artigo científico na disciplina “Metodologia do Trabalho Científico”.

O planejamento das etapas do TCC envolve a elaboração do trabalho, de acordo  com normas e procedimentos bem definidos, e posteriormente é submetido à correção e à aprovação. Depois do término, o aluno está apto a conseguir o tão sonhado certificado de conclusão de curso, dando um passo ao sucesso profissional.

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *