fbpx

Segunda graduação ou pós-graduação: qual é a melhor opção?

Segunda graduação ou pós-graduação: qual é a melhor opção?

Buscar a melhoria contínua é um fator relevante para quem deseja conquistar o sucesso no mundo corporativo. Por isso, atualmente, muitos profissionais ficam em dúvida sobre fazer uma segunda graduação ou investir em uma pós-graduação, visto que a necessidade de acompanhar as principais tendências de uma carreira influencia bastante no comportamento dos que procuram se destacar.

O foco no aperfeiçoamento profissional é indispensável para que não haja uma acomodação — ponto bastante negativo, uma vez que as empresas esperam por profissionais dinâmicos e interessados. Além disso, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, requerendo perfis multifuncionais e facilmente adaptáveis.

Para se destacar em meio à alta competitividade, é preciso ter diferenciais, os quais são alcançados por meio da continuação dos estudos. Pensando nisso, mostraremos as diferenças entre fazer uma outra faculdade ou uma pós-graduação, a fim de que você consiga definir qual desses caminhos é o mais interessante para a sua trajetória profissional. Confira!

Fique atento às características de cada uma dessas capacitações

Muitas vezes, não é fácil escolher entre uma segunda graduação ou pós-graduação. Porém, essa é uma decisão importante, que deve ser avaliada baseando-se em vários quesitos. Confira quais são eles.

Forma de ingresso

Para iniciar os estudos no nível superior, é necessário se submeter a uma prova, que pode ser o vestibular, adotado somente pelas faculdades privadas, ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual é aplicado anualmente e serve como seleção para universidades públicas e também particulares. Como o momento preparatório para esses exames pode levar em torno de um ano — ou mais, no caso dos cursos mais concorridos — muitos precisam investir em um cursinho para obter bons resultados, o que pode custar caro.

No caso da pós-graduação, basta ter o diploma do nível superior e, em seguida, se inscrever para fazer uma especialização. O mesmo vale para o MBA, sendo que ambos podem ser feitos na modalidade presencial ou à distância. Vale destacar que a DALMASS tem especializações em diversas áreas para ajudar os alunos a obterem um melhor desempenho no mercado de trabalho.

Se o profissional buscar um mestrado ou doutorado, deverá fazer alguns exames para ser aprovado e iniciar os estudos. Esses dois cursos têm, normalmente, uma ligação mais próxima com a área acadêmica, pois objetivam, de certo modo, a formação de professores.

Tempo

A duração de uma graduação é de 4 a 5 anos, quando cumprida regularmente. Nesse caso, é preciso ser muito organizado para conciliar os estudos com outras atividades, como estágio ou emprego. Com relação à pós, é comum muitos profissionais iniciarem as especializações, pois sentem necessidade de acompanhar a evolução de uma carreira.

Como, em geral, a especialização e o MBA podem ser finalizados em 2 anos, esse tipo de pós-graduação permite ao profissional seguir uma rotina rígida de atividades por menos tempo, conseguindo realizar as demais tarefas do dia a dia. Isso porque as aulas podem ser realizadas uma vez por mês ou em encontros quinzenais, fazendo com que o aluno tenha mais tempo para se organizar durante a semana. No caso dos que optam pelo mestrado ou doutorado, poderá ser necessário se dedicar aos estudos por até 6 anos.

Nível de conhecimento

Na segunda graduação, você começa uma nova caminhada, ou seja, precisa se esforçar bastante para adquirir novos conhecimentos e estar mais qualificado. Isso porque o aluno é submetido a uma série de matérias, que servirão de base para torná-lo apto a fazer disciplinas voltadas para uma formação mais ampla.

Para quem está buscando pela pós-graduação, essa oportunidade é vital para se qualificar e aprimorar suas capacidades na carreira. No caso de um engenheiro, por exemplo, ele pode se especializar em Estruturas, Fundações e Pontes e estar preparado para atuar num ramo bem específico e com oportunidades de mercado.

Com uma especialização, o profissional se torna mais qualificado para enfrentar novos desafios, propor ideias inovadoras e aplicá-las em sua rotina de trabalho. Além disso, por ter um conteúdo mais prático, o aluno poderá investir nos cursos diretamente relacionados à sua área ou naqueles que complementem os estudos da sua graduação — no caso do engenheiro que deseja ampliar seus conhecimentos sobre a área de gestão, por exemplo, é possível fazer a pós-graduação, sem precisar passar novamente pela faculdade.

Avalie os pontos positivos e negativos da segunda graduação ou pós-graduação

É inegável que investir em uma segunda graduação ou pós-graduação será positivo para o estudante. Apesar disso, é indicado ter muito bom senso para fazer a escolha certa e não perder tempo, dinheiro e prestígio no mundo corporativo. Por causa desses fatores, explicaremos o que deve ser observado antes de decidir a capacitação mais indicada para você no momento. Veja!

Momento na carreira

Uma pós-graduação é muito válida para os que estão pensando em progredir em uma empresa e conquistar cargos de gestão, por exemplo. No caso da segunda graduação, ela é muito importante para os que estão investindo em outro ramo profissional. Afinal, buscar por novas oportunidades é algo que amplia as atuações no mercado e permite que você encontre sua vocação quando se está, de algum modo, insatisfeito com a atual formação.

Remuneração

Um dos motivos que fazem muitos funcionários investirem em uma pós-graduação é a oportunidade de aumentar o salário. Isso porque, à medida que um colaborar está mais preparado, maiores são as chances de obter uma remuneração mais atraente.

Na segunda graduação, também é possível entrar em uma outra área para receber mais. Porém, também existe o risco de não conseguir um desempenho inicial expressivo na nova profissão. Afinal, ao ingressar em uma nova carreira, será preciso construir sua autoridade no mercado, formar sua cartela de clientes, além de conquistar a confiança e a credibilidade das pessoas. Como tudo isso leva tempo, pode ser que a expectativa de remuneração desejada também demore mais para se tornar realidade.

Resultados

Uma pós-graduação pode ser importante para atingir objetivos em poucos meses, como o aumento da remuneração e a conquista de um cargo de gestor. Em uma segunda graduação, o estudante pode até ter chances de ser contratado por uma empresa renomada. Contudo, precisará reiniciar atividades importantes para ter uma boa empregabilidade, como investir em novas experiências profissionais, por meio de estágios e desenvolvimentos de pesquisas — o que oferece remunerações bem menores do que as de quem já está ingressado no mercado.

Satisfação profissional

Optar por uma segunda graduação ou pós-graduação é uma medida que se destaca pela busca da satisfação profissional. Para os que estão fazendo novamente uma faculdade, a meta é mudar a carreira e tentar um novo caminho para ser reconhecido e se sentir confortável no ambiente de trabalho.

Com relação à pós-graduação, a conquista de novos objetivos e a evolução na área em que atua são ótimos motivos para deixar um profissional mais satisfeito consigo mesmo. A alegria de estar fazendo o que gosta também contribui para aumentar o engajamento e o nível de entusiamo com a companhia escolhida.

Oportunidades

Ter uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado é um diferencial que as empresas valorizam bastante. Isso porque as corporações buscam profissionais que possam contribuir com novos conhecimentos e ideias para superar a concorrência e aumentar o faturamento. Além disso, essas especializações ajudam a ampliar o conhecimento teórico e prático ao longo de uma carreira.

A segunda graduação pode gerar oportunidades interessantes para um profissional. Por exemplo, é possível que um publicitário se gradue em jornalismo e consiga complementar sua formação. Assim, ele poderá exercer as atividades dessas duas áreas com maestria, captando a atenção das companhias do segmento.

É preciso ter muito cuidado para decidir sobre uma segunda graduação ou pós-graduação. Por isso, vale a pena conhecer o trabalho de empresas do setor de especializações profissionais, como a DALMASS. Ela oferece um suporte completo aos alunos, o que os credencia para obter bom desempenho no mundo corporativo.

Se você busca pelo aprimoramento profissional, vale a pena assinar a nossa newsletter agora mesmo! Afinal, estar bem informado nos ajuda a tomar as decisões corretas!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posso ajudar?