Você sabe o que é Reabilitação Neuropsicológica?

Você sabe o que é Reabilitação Neuropsicológica?

A Reabilitação Neuropsicológica é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, a fim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, linguagem, percepções) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais; orientar os familiares e/ou cuidador para que tenham maior habilidade em lidar tanto com as consequências físicas quanto psicológicas do paciente em reabilitação.

Tem como objetivo auxiliar a integração e o restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, adaptação do indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, ampliando a sua autonomia para as atividades diárias. É indicada para pessoas com algum tipo de disfunção ou lesão cerebral, que com frequência experimentam uma grande variedade de dificuldades no dia-a-dia, em consequência de alterações emocionais, cognitivas ou comportamentais; problemas de orientação, distúrbios de atenção e concentração, distúrbios de percepção viso-espacial, distúrbios de memória, distúrbios de linguagem, lentidão no processamento de informações, dificuldades de raciocínio lógico, de planejamento e de julgamento, falta de iniciativa, distúrbios do comportamento, isolamento e afastamento social.

O Neuropsicólogo atuando em Reabilitação Cognitiva, trabalha na definição dos objetivos do tratamento e as estratégias, utilizando de técnicas de treino cognitivo, treino de tarefas específicas como simulações de situações desafiadoras ao paciente e de técnicas que visam à introdução de estratégias compensatórias como adaptações. O processo de reabilitação deve abranger a interação entre a personalidade, o estilo de vida e a cognição do paciente. Assim, tem-se como meta desenvolver as potencialidades de cada paciente e minimizar suas dificuldades, criando situações para que eles se tornem o mais independente possível nas situações do dia a dia. 

Por isto, é indicado a busca do profissional que seja psicólogo e especialista em Neuropsicologia. Desta forma, irá empreender todos os recursos procedimentos disponíveis para realização a Avaliação Neuropsicológicas de todas as funções – cognitivas, motoras e afetivas – e assim trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar, como médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogo e com isto atingir a melhor qualidade de vida para estes pacientes.