Qual é o impacto da atualização profissional na carreira?

Qual é o impacto da atualização profissional na carreira?

A atualização profissional é mais que uma peça-chave para quem quer evoluir em meio ao mercado atual — em que os altos níveis de exigência e competitividade são nítidos. Nesse caso, o colaborador que está em busca contínua por conhecimento acaba sempre um passo à frente da concorrência, já que aqueles que não entendem a importância desse conceito acabam se tornando obsoletos em suas funções.

É importante entender que, quando falamos em atualização profissional, estamos nos referindo à busca constante pelo aprendizado por meio de formações que agregam conhecimentos e desenvolvem habilidades fundamentais ao cotidiano de trabalho. Esse é o caso, por exemplo, da pós-graduação. Se você quer entender melhor sobre o assunto e conferir quais são as vantagens da atualização para a carreira, continue conosco!

Ajuda a manter a empregabilidade

A empregabilidade, como o próprio nome já diz, se refere à capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. O mais importante, aqui, é que ela pode aumentar significativamente quando se investe em uma atualização profissional. Isso porque as organizações estão cada vez mais em busca de profissionais que têm sede de aprender e, consequentemente, crescer.

Como falamos, brevemente, no início do artigo: o profissional pode até ser excelente naquilo que faz, no entanto, quando não apresenta ambições de crescimento na medida certa, os gestores podem acabar enxergando-o como alguém que não está preparado ou até mesmo interessado em colaborar com o crescimento da organização. É exatamente por isso que se manter atualizado também ajuda a aumentar o seu valor no mercado de trabalho.

Aumenta as possibilidades de networking

A importância de praticar o networking é indiscutível em qualquer área de atuação. Quando se cria e, sobretudo, mantém uma boa rede de contatos profissionais, as chances de expandir as oportunidades de carreira se tornam maiores. Isso porque, por meio dessas conexões, torna-se possível a troca de experiências e ideias, bem como a formação de parcerias duradouras.

Outra vantagem importante do networking para a carreira é que, quando surgir alguma oportunidade alinhada ao seu perfil profissional, suas conexões certamente se lembrarão de você e de suas habilidades, indicando-o para ocupar uma dessas posições em aberto. Isso facilita muito o seu contato com as organizações, já parou para imaginar?

Agora, é provável que você esteja se perguntando como uma atualização possibilita essa prática, certo? É claro que, com o dia a dia agitado, nem sempre há tempo disponível para frequentar lugares estratégicos e estar em meio a profissionais influentes. No entanto, quem ingressa em um curso de atualização estará em contato constante com pessoas da área e de campos afins. Isso é potencializado ainda mais quando se opta por uma formação na modalidade presencial, facilitando a criação de um networking de qualidade.

Amplia conhecimentos para a tomada de decisões

O ganho de conhecimentos proveniente da atualização profissional é definitivamente uma das principais vantagens desse investimento. Dessa forma, você se torna mais apto a lidar com as demandas atuais das empresas e até mesmo desenvolve competências que podem ser utilizadas para otimizar processos no cotidiano — contando, inclusive, com a possibilidade de ampliar sua área de atuação.

Esses conhecimentos também são fundamentais para outro aspecto bastante visado pelas empresas: a tomada de decisões de forma ágil e acertada. Superar desafios é algo que fortalece o profissional, pois o prepara para enfrentar condições adversas, comprovando, ainda, a sua capacidade de ultrapassá-las. Isso é algo que já é até mesmo promovido durante uma pós-graduação, por exemplo.

Sabemos que, durante qualquer curso, pode haver desafios a serem enfrentados — desde a administração do tempo disponível para se dedicar à atualização até as avaliações e trabalhos envolvidos na formação. Tudo isso já prepara o profissional de forma única e ainda rende excelentes lições que podem ser utilizadas na carreira.

Auxilia na conquista de melhores cargos

Vamos supor que você já concluiu uma graduação, tem bastante conhecimento técnico na bagagem e está apto a exercer suas atividades com eficácia. No entanto, mesmo com tudo isso, ainda não consegue traçar o seu caminho para uma promoção ou para assumir cargos de liderança, caso esse seja um objetivo. Se essa situação lhe parece familiar, pode ser que esteja faltando conhecimento ou habilidades que o coloquem em posição de destaque.

É justamente aqui que, mais uma vez, entra a importância da atualização profissional. Para crescer dentro de qualquer companhia ou conseguir uma recolocação profissional, procurar por essa formação deve sempre ser uma prioridade. Lembre-se de que o perfil dos colaboradores, assim como o mercado, vem passando por transformações constantes e acompanhá-las é mais do que fundamental.

Possibilita melhores salários

Ao investir em uma atualização profissional, especialmente em uma pós-graduação, além das maiores chances de manter a empregabilidade, como já falamos, você pode trazer para a organização novos conhecimentos e visões estratégicas que impulsionam resultados, tanto em nível de produtividade quanto de qualidade. Essa é um excelente argumento para renegociar uma melhor condição salarial — já que, para garantir todas essas melhorias, foi necessário um esforço da sua parte.

Além de ter melhores salários, um profissional atualizado torna-se também mais disputado. Por isso, a retenção de talentos é um aspecto fundamental para qualquer negócio, afinal, perder um colaborador excelente para a concorrência, além de abalar os processos internos de certa forma, gera custos para a empresa — que precisará gastar com a contratação e treinamento de um novo funcionário, o qual pode acabar nem permanecendo no time.

Agora você já sabe o que é atualização profissional e compreende a sua importância para trilhar uma carreira de sucesso. Como o mercado está em constante mudança — e com cada vez mais profissionais disputando boas colocações — é fundamental ficar a par de todas as suas tendências e novidades, além, é claro, de se qualificar por meio de uma pós-graduação. Essa é a chave tanto para conquistar conhecimento quanto para se destacar perante a concorrência.

Gostou de saber mais sobre o tema? Caso tenha restado qualquer dúvida ou você deseje compartilhar suas experiências sobre atualização profissional, deixe agora mesmo um comentário no post e participe da discussão. Vamos adorar conversar com você!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *