Produtividade na advocacia: evite perder prazos e tenha controle da sua rotina

O que é gestão de tempo?
A gestão de tempo nada mais é do que você se organizar para entregar as demandas que você tem dentro do prazo com eficiência e qualidade. A gestão de tempo está ligada ao estabelecimento de uma rotina levando em consideração disciplina para alcançar seu objetivo. Por isso o foco e a persistência são dois requisitos importantes na gestão do tempo.
Você precisa focar naquilo que controla, mas você deve estar se perguntando “mas o que eu controlo?” Pensando nesse universo de atendimento ao cliente, que é um das atividades principais do advogado, separamos alguns pontos nos quais você pode focar:
1- Os seus honorários: você não controla a renda dos seus cliente, mas pode controlar os valores dos seus honorários
2- A condução do atendimento: você não controla o engajamento do cliente mas controla como conduz todo o processo. Conforme vai conduzindo o atendimento, você pode influenciar ou não o interesse do seu cliente.
3- O seu humor: a princípio, você não tem controle sobre o humor do seu cliente, mas tem controle total das suas reações diante ao comportamento do cliente.
4- Organização das tarefas diárias: na advocacia, lida-se muito com prazos e processos e você tem total autonomia para gerir seu tempo. É importante ter uma visão mais clara e pensar a longo prazo. Não corra risco de perder os prazos. Hoje há diversos ‘softwares’ que podem te ajudar. E se você quer tudo integrado ao seu celular, que tal usar o Google Agendas?
Além disso, para melhorar a sua produtividade, você precisa ter consciência de quais sãos seus pontos fortes e fracos, e descobrir o que está impedindo você de ser mais produtivo. Nessa etapa, o autoconhecimento é fundamental.
Uma dica é você listar todos esses pontos fortes e fracos , e entender quais pontos podem ser melhorados. Outra forma de você estabelecer quais são esses pontos é pedir ao seu cliente ou até mesmo colegas de trabalho um feedback.
Como lidar com feedback?
Existe um livro, que hoje é considerado um best-seller, que se chama Mindset. A autora é uma psicóloga norte-americana chamada Carol Dweck. Resumidamente, ela separa dois tipos de mentalidade que seriam o Growth Mindset (mentalidade de crescimento) e Fixed Mindset (mentalidade fixa) e cada um deles está muito ligado à forma de receber feedback, principalmente se tratando de um feedback negativo. Então, a pessoa que tem uma mentalidade “fixa”, provavelmente quando recebe um feedback negativo,fica muito abalada e não acredita que possa mudar. Já a pessoa com uma “mentalidade de crescimento” ao escutar um feedback negativo tem uma capacidade de ponderação sobre a situação e, isso consequentemente, leva a pessoa a fazer uma reflexão sobre o feedback que recebeu.
Não é o fim do mundo receber um feedback negativo e se você considera esse feedback válido saiba que precisará de esforço para mudar esse ponto específico.
Outros conceitos bem importantes nesse tópico sobre produtividade na advocacia são ligados à inteligência emocional. Confira quais sãos características de quem tem uma boa inteligência emocional : foco, resolução de conflitos, não guarda mágoa ou ressentimento e busca mais em si mesmo o foco da satisfação.
Saiba que também há os sabotadores da produtividade são eles:
- auto-exigência
- procrastinação
- ansiedade
- vitimização
- agradabilidade
- esquiva
Dicas rápidas sobre produtividade segundo a Harvard Business Review:
1- Seja estratégico e objetivo: Trace planos de ação estabelecendo sempre métricas para acompanhamento que mensuram seu desempenho e resultados.
2- Estabeleça um ritmo de trabalho: Tenha foco e disciplina. Ter uma rotina te ajudará a não esquecer de seus reais compromissos.
3- Precisou de ajuda? Então peça! Não hesite em pedir ajuda a alguém ou até mesmo um colega de profissão, ainda mais no Direito que possui inúmeras áreas de atuação. Se você não sabe fazer algo, não perca tempo e não corra o risco de ficar frustrado.
4- Antecipe e resolva seus problemas: Pense em qual objetivo você deseja atingir e quais possíveis obstáculos que podem surgir no meio do caminho.
5- Tome Iniciativa: Não espere alguém te pedir alguma coisa, tenha atitude de maior autonomia, tudo isso dentro do seu limite e até mesmo do seu escritório.
6- Seja Colaborativo: ajude seus colegas ou até mesmo seja uma pessoa mais generosa. Inclusive esse é um dos fatores que podem auxiliar a deixar sua equipe mais motivada e engajada. Pode também influenciar a todos que estão ao seu redor até mesmo o seu cliente.
7- Um passo de cada vez: não adianta querer mudar tudo depois de ler esse artigo. Uma mudança de cada vez e, claro, dê prioridade a aquelas atividades que se você mudasse hoje iria economizar mais seu tempo.
8- Mude de comportamento: elimine tudo aquilo que te sabota. Busque criar novos hábitos eliminar comportamentos que afetam diretamente sua produtividade.
9- Parceiros: será que seus colegas topam mudar junto com você? Ou até mesmo a sua família? Converse sobre isso, é importante falar sobre as dificuldades pelas quais você passa no trabalho e não apenas as grandes conquistas. Muitos colegas seus podem estar passando pelos mesmos problemas seus.
10- Busque aprimoramento: ter conhecimento é primordial para que você consiga mais agilidade nas suas atividades. Na DALMASS, existem diversos cursos na área da advocacia que, com certeza, irão ajudá-lo a alcançar outros níveis em sua carreira profissional.
Conheça quais sãos esses cursos que a DALMASS oferece:
Mediação, Negociação e Arbitragem
Entre em contato conosco. Conheça as opções de cursos disponíveis em nosso portfólio e encontre aquela que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos profissionais!
Ah, e se você deseja testar o quanto você é produtivo, conheça o teste da Harvard que avalia como e o quanto você é produtivo. O teste é em inglês mas você pode usar o próprio Google Tradutor para fazer a tradução. Ao final, você receberá uma classificação precisa do estado atual de sua produtividade, seguida de um relatório de feedback que oferecerá algumas dicas práticas sobre como você pode melhorar.