Pós-graduação - cursos de psicologia
Psicologia Jurídica, Intervenções & Perícias
Informações
Sobre o Curso
A Psicologia Jurídica tem como objetivo desenvolver ações no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, e apresentando subsídios e soluções para auxiliar na tomada de decisões de questões relativas ao Direito, quando assim lhe é solicitado pelas autoridades judiciais, policiais, advogados como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Neste contexto, o profissional de Psicologia tem condição de fazer intervenções específicas em situações e contextos onde a ciência jurídica tem a sua expressividade, como: processos que envolvem o direito de família, direito civil, direito penal, direito trabalhista, direito previdenciário e mediação judicial.
Por isto, é necessário desenvolver o conhecimento relacionado às intervenções judiciais, assim como na produção e análise da prova pericial com a finalidade de possibilitar a avaliação das características de personalidade, além de examinar as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes, adultos e idosos em conexão com processos jurídicos.
Todo este trabalho permite elaborar diagnósticos em avaliações psicológicas, atuar como perito judicial e assistente técnico pericial, e assim gerar condições para materializar todo o trabalho resultante na produção de documentos psicológicos, como: laudos, pareceres, e relatórios. Também, o profissional detentor de tal conhecimento poderá atuar ainda como consultor, pesquisador e docente na área do conhecimento em Psicologia Jurídica.

Publico Alvo:
Graduados em Psicologia e alunos do último período da graduação em Psicologia.
360
Horas
15
Módulos
Módulos
- Pesquisa, Conceitos e Ética em Psicologia Jurídica
- Psicopatologia Forense
- Ciências Forenses
- Elaboração de Documentos Psicológicos
- Legislação na Prática Pericial
- Técnicas de Análise da Personalidade I
- Técnicas de Análise da Personalidade II
- Técnicas de Análise da Cognição I
- Técnicas de Análise da Cognição II
- Criminologia e Vitimologia Forense
- Perícia Psicológica Aplicada ao Direito Trabalhista e Previdenciário
- Perícia Psicológica Aplicada ao Direito Penal
- Perícia Psicológica Aplicada ao Direito de Familia
- Metodologia do Trabalho Científico
- Análise Gestual e Detecção de Mentira
- Mediação e Conciliação Judicial
Objetivos
- Formar profissionais psicólogos capazes de atuar como como perito judicial, e assistente técnico pericial, e dessa formar produzir documentos psicológicos (laudos, pareceres, e relatórios) fundamentados na análises técnico-cientifica para as diversas áreas do Direito.
- Conhecer os aspectos legais envolvidos na prática psicológica jurídica e aprofundar-se nos conhecimentos específicos e necessários na análise de conflitos e violência, em contextos familiar, social, e institucional para que possa atuar na intervenção e mediação de tais litígios.