fbpx

Pós-graduação em Direito condominial: por que se especializar nessa área?

Pós-graduação em Direito condominial: por que se especializar nessa área?

A Administração e o Direito são campos que abrangem diversas ramificações. Com o propósito de estabelecer a ordem e a prosperidade, existe até mesmo uma área do ordenamento jurídico brasileiro dedicada à administração de condomínios, — regulamentando a boa convivência entre moradores, trabalhadores e frequentadores de determinado empreendimento imobiliário.

Na verdade, trata-se de um segmento em alta e que apresenta grande demanda. Por isso, quem tem interesse em atuar na área deve aproveitar a oportunidade e ingressar em uma pós-graduação em Direito condominial. Neste texto, falaremos sobre as principais características desta formação, bem como a importância de optar por uma escola líder de mercado. Vamos conferir?

Qual é o papel do Direito condominial?

O Direito condominial consta entre os artigos 1.331 e 1.358 do Código Civil brasileiro e garante o cumprimento das normas condominiais acordadas em uma convenção de condomínio. Tais normas são referentes a tudo aquilo que deve compor o regulamento interno de um empreendimento imobiliário — ou seja, engloba os direitos e deveres de todos.

Embora esse regulamento interno seja estabelecido pelos meios democráticos previstos pela lei, na prática, sabemos que ele nem sempre é obedecido, concorda? Como consequência, podem surgir uma série de processos judiciais advindos de conflitos entre os residentes. Mas isso é algo que pode ser evitado quando o condomínio aposta da contratação de um profissional qualificado para cuidar de sua gestão.

Qual é a importância da pós-graduação em Direito condominial?

Qualquer lugar que reúna muitas pessoas está propenso a abrigar conflitos que alteram a ordem e a harmonia local. Pense bem: se até mesmo nas empresas acontecem problemas de convivência, nos condomínios onde residem indivíduos com vários perfis, — cada qual com suas ideias, visões, conceitos, comportamentos etc —, não seria diferente.

Além disso, há toda uma parte burocrática envolvendo a administração de um condomínio, como o controle financeiro, o pagamento dos funcionários que lá prestam serviços, a organização de documentos, as obrigações junto aos órgãos públicos, entre outras questões. Para dar conta de tudo isso, nada melhor do que contar com o auxílio de um profissional especializado, ou seja, um pós-graduado em Direito condominial.

Ele será o responsável por fazer a devida gestão dos aspectos citados e, para tanto, precisa estar preparado, já que são diversos os desafios que podem surgir no seu cotidiano de trabalho. Quando falamos em “diversos”, estamos mesmo nos referindo a situações que podem ir desde inadimplência e descumprimento do regulamento interno até desavenças entre moradores por conta de animais de estimação, barulho, mau comportamento de crianças, questões hidráulicas, obras etc.

É justamente nesses momentos que são colocados em prática os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação em Direito condominial. Se você quer conhecer um pouco mais sobre o curso, sua carga horária e matérias, continue conosco no próximo tópico!

Como é o curso e quais matérias são ofertadas?

A pós-graduação em Direito condominial tem a duração média de 504 horas/aula e pode ser feita tanto online quanto presencialmente. Um diferencial relevante de cursar a formação na modalidade presencial, no entanto, é a potencialização das oportunidades de networking, permitindo que o aluno esteja em contato constante com profissionais e acadêmicos, que agregam à sua rede de contatos.

Além disso, optando pela escola adequada, como falaremos adiante, é possível adquirir uma formação completa e focada em lideranças. Afinal de contas, para atuar na administração de condomínios, é necessário ser um bom líder e contar com habilidades estratégicas essenciais à gestão de recursos humanos, financeiros e materiais, como: proatividade, facilidade perante à resolução de conflitos e à tomada de decisões, entre outras.

Para isso, a formação foca no oferecimento de disciplinas gerais e específicas — como normas de engenharia, segurança, gestão financeira, etc. Na pós-graduação em Direito condominial ofertada pela Dalmass, por exemplo, fazem parte da grade curricular as seguintes matérias:

  • Condomínio – Panorama Geral;
  • Contabilidade Aplicada aos Condomínios;
  • Administração Voltada à Sindicatura Profissional;
  • Normas de Engenharia Destinadas à Manutenção do Condomínio e à Execução de Obras;
  • Aplicação da Psicologia como Prevenção e Solução de Impasses;
  • Responsabilidade Civil e Criminal do Síndico e os Principais Conflitos Dentro de um Condomínio;
  • Mediação, Conciliação e Arbitragem como Forma Extrajudicial de Resolução de Conflitos;
  • Direito do Trabalho Aplicado aos Condomínios;
  • Condomínio Inteligente;
  • Segurança Condominial;
  • Gestão Financeira Aplicada aos Condomínios;
  • Coletividade e os Cuidados Pontuais com Relação à Saúde dos Condôminos;
  • Multipropriedade como Tendência do Mercado Imobiliário e as Particularidades desse Tipo de Empreendimento;
  • Cobrança, Execução e Protesto de Cotas Condominiais à Luz do Novo CPC;
  • Advocacia Condominial – Oportunidades e Desafios;
  • Locações Residenciais por Temporada, Intermediadas pelas Plataformas Digitais;
  • Condomínio de Lotes e Loteamento de Acesso Controlado;
  • Contratos – Principais instrumentos Utilizados em um Condomínio;
  • Novas Tendências da Tecnologia e o Mercado Condominial (Sites, Aplicativos, Digitais e Outros);
  • Didática de Ensino Superior;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Por que escolher a Dalmass?

O sucesso de um profissional depende tanto de seu esforço quanto do conhecimento adquirido para atuar em determinada área. Por esse motivo, ao dar um passo tão importante quanto o de ingressar em uma especialização, por exemplo, é fundamental escolher bem onde estudar. Sendo assim, antes de iniciar uma pós-graduação em Direito condominial, pesquise bastante.

É necessário optar por escolas que sejam referência, líderes de mercado e, ainda, que transmitam credibilidade. Esse é o caso da Dalmass, especialista em pós-graduações lato sensu nas áreas de Direito, Gestão, Contabilidade, Perícias, Psicologia, entre outras. Um diferencial da empresa é a capacidade de se associar a lideranças de renome por meio de parcerias, fornecendo aos alunos formações mais completas, inovadoras, atualizadas responsáveis e coerentes com as práticas atuais.

Essas foram as principais informações que você deveria saber sobre a pós-graduação em Direito condominial! Todo empreendimento imobiliário precisa de um profissional capacitado para lidar com suas demandas e atuar na resolução de conflitos — o que faz do profissional especializado uma peça-chave no mercado.

Gostou de saber mais sobre a pós-graduação em Direito condominial? Então, aproveite para entrar em contato agora mesmo com o time da Dalmass, conhecer a nossa formação na área e dar um passo rumo ao sucesso profissional!

4 Comments

  1. Patrícia Tavora de Souza

    Gostaria de maiores informações sobre o curso de direito condominial

  2. Alex Ribeiro Costa

    Olá boa tarde, meu nome é Alex, sou bacharel em direito e estou interessado em fazer uma pós graduação em direito condominial. Gostaria de obter int sobre o curso, se é reconhecido, sobre valores.

  3. Itana Brandão

    Bom dia, gostaria de saber se tem turma prevista para o curso. Pós-graduação em Direito condominial: por que se especializar nessa área?

  4. Dirceu Abimael de Souza Lima

    Saber sobre a pós-graduação, de forma on line, carga horária e valor?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posso ajudar?