Pós em Farmácia: 5 especializações que você precisa saber

Pós em Farmácia: 5 especializações que você precisa saber

O mercado de trabalho para o farmacêutico é dinâmico e tem muitas possibilidades. Afinal, além dos 10 campos de atuação possíveis, é uma das categorias que ainda é muito promissora. 


Da elaboração de cosmético à perícia criminal, o farmacêutico pode exercer mais de 130 atividades profissionais. E com a valorização de diversas área nos últimos anos, o profissional especializado pode se destacar no mercado de trabalho.

Para se dar bem nesta categoria é fundamental ter uma pós-graduação. Conheça as principais áreas para trabalhar em farmácia:

1- Farmácia Estética

Hoje, a farmácia estética, é uma especialização que aprofunda não só os tratamentos estético, mas trata também do bem-estar físico das pessoas.

A DALMASS, além de dar ênfase na parte estética, associa também o campo da cometologia. O farmacêutico cosmetologista pode desenvolver produtos, patentes e ainda elaborar fórmulas específicas. 

Para se ter noção, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais consomem cosméticos. Estima-se que mais de U$ 30 bilhões são movimentados anualmente. Esses dados foi destaque no último relatório elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

O mercado já têm absorvido esses profissionais, porém é importante que se qualifiquem. A pós-graduação em Estética Avançada & Cosmetologia fortalece os profissionais que querem aprender na prática as novas tendências do mercado, além disso, contamos com um time de especilistas nesta área como Marcelo Pollacow, Camilla Ghani e Vandré Mateus. 

2- Perícia Criminal

Um perito criminal farmacêutico possui uma mercado de atuação muito vasto. Suas atividades estão relacionadas a análises toxicológicas, evidências, autópsia, possível adulteração de medicamentos, acidentes químicos, etimologia entre outras. Hoje, cerca de 17% dos especialistas da área forense estão designados para área da farmácia ou bioquímica.

O salário deste profissional vai depender do campo de atuação, o cargo pode variar de acordo em determinados órgãos. O salário, em fase inicial, chega em média a R$ 5.000,00

Área de atuação:

Os profissionais das Ciências Forenses podem atuar em três esferas:

– Perito oficial: profissional que realiza exames técnico-científicos na busca de esclarecimento de determinado fato, a partir da análise de vestígios. Tal denominação é consagrada no Código de Processo Penal para referir-se ao profissional que realiza as perícias na esfera do Direito Criminal. Esses profissionais são funcionários públicos contratados mediante concursos para o fim específico de realizarem exames periciais.

– Perito do juízo ou Perito Judicial: dá-se esse nome quando, atuando na esfera do Direito Cível, o profissional é nomeado diretamente para atender às dúvidas do magistrado titular do processo. O perito do juízo é nomeado pelo próprio magistrado que está analisando o processo, a sua livre escolha.

– Assistente técnico: é profissional, da mesma forma que o perito, com formação superior, contratado pelas partes para realizar alguma perícia ou revisá-la depois de feita por um perito.

Dia a dia:

O profissional que atua na Ciência Forense realiza qualquer tipo de perícia ou a reanálise pericial com a finalidade de ser utilizada em processos judiciais, seja ela nas esferas criminal, civil ou trabalhista sob pena de contestação ou anulação de todo o trabalho. Deste modo, o profissional desempenha um papel relevante na rede de segurança pública e justiça criminal.

3- Farmácia Oncológica & Hospitalar

Você atua ou quer atuar na área de Farmácia Oncológica e Hospitalar e não sabe por onde começar?

Então, você deve estar atento às Normas e Resoluções de conselhos de classe da área sobre a necessidade de criar mecanismos para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes, ao uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde e de melhorias constantes na gestão. (Exemplo: Portaria Nº 2.139, de 27 de julho de 2010; Resoluções CFF 492/08 e 568/12; Portaria Nº 4.283/10; Lei Federal 13.021/14). Além disso uma resolução de 2016 do CFF trata da obrigação da pós-graduação para atuar na área oncológica.

A DALMASS oferece o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar para capacitar farmacêuticos, gestores hospitalares, além de profissionais que desejam atuar como servidores públicos, a exercer plenamente seu âmbito profissional (de acordo com as resoluções e normas de cada conselho de classe) e ter uma visão focada nas atividades hospitalares.

4- Farmácia Clínica & Administração Farmacêutica

Você sabia que a Farmácia Clínica, no Brasil, é uma área fomentada pela Política Nacional de Medicamentos, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, as legislações da ANVISA e do Conselho Federal de Farmácia?

Por isso, é necessário que o farmacêutico seja um profissional com forte direcionamento para as ações clínicas e tenha suas atividades voltadas para o paciente. Além do conhecimento clínico, o profissional precisa de conhecimento em administração e gestão farmacêutica, para implantar projetos estruturados que sejam robustos e duradouros.

O curso, voltado para farmacêuticos e profissionais graduados interessados na gestão farmacêutica, abordará assuntos fundamentais para os negócios do setor farmacêutico, com apresentação de debates e estudo de casos, que permitirão adquirir fundamentação e conhecimentos relevantes para assumir cargos com maior responsabilidade e remuneração.

5- Nutrição Clínica, Estética Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos

Hoje, uma das maiores preocupações do ser humano é a qualidade de vida associada com a saúde. A oferta de nutrientes em quantidades adequadas pela alimentação e suplementação é a chave do sucesso para melhoria significativa nesses quesitos.

Na nutrição clínica, estética e esportiva, o profissional deve ter conhecimento técnico-científico e competências nos tratamentos nutricionais. E também deve sempre estar atento à promoção e manutenção da saúde, redução do risco de doenças crônicas, aumento do desempenho nos exercícios físicos, para o embelezamento, para a qualidade de vida e longevidade.

Quando o assunto é pós em Farmácia o que não faltam são oportunidades, não é mesmo? É interessante saber todos detalhes de cada ramo de atuação, bem como as oportunidades de carreira que oferecem e as tendências de mercado para o futuro. Além disso, certifique-se de escolher uma instituição de ensino de renome como a DALMASS.

Aproveite e entre em contato com a gente para dar um passo importante na sua carreira.

https://api.whatsapp.com/send?phone=556282858366&text=Contato%20origem%20site