Por que investir em uma pós-graduação em Engenharia?

Por que investir em uma pós-graduação em Engenharia?

O cenário do mercado de trabalho atual pede por profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atender às principais demandas das organizações. Devido a essa competitividade e aos altos níveis de exigência, os cursos de especialização, como a pós-graduação em Engenharia, se fazem cada vez mais necessários para quem deseja se destacar, conquistar boas colocações e alavancar uma carreira de sucesso.

Além disso, se você já tem o seu diploma de graduação em mãos, definitivamente pensa em dar um próximo passo rumo ao seu crescimento profissional, não é mesmo? É justamente pensando nisso que, neste post, mostraremos por quais motivos investir em uma pós-graduação em Engenharia e quais vantagens estão agregadas nessa escolha. Vamos lá?

Agrega diferenciais competitivos

No início do artigo, comentamos que o mercado atual é marcado pela competitividade. Saiba, então, que a área de Engenharia não é uma exceção. A cada ano, se formam cada vez mais engenheiros nos mais variados campos de atuação — mecânica, elétrica, ambiental, florestal, agrícola, aeronáutica, civil, de alimentos etc. —todos eles têm um mesmo objetivo em mente: buscar por boas colocações.

Dessa forma, para contar com um currículo que realmente se destaque entre os demais, ingressar em uma pós-graduação é certamente o melhor caminho. Os profissionais especializados são os primeiros a serem chamados para as melhores oportunidades, uma vez que poderão contribuir com o seu conhecimento, visão diferenciada e estratégia, habilidades de inovar, minimizar conflitos e encontrar soluções de maneira prática, entre outros.

Lembre-se de que, no contexto atual, as empresas observam com muito cuidado a qualificação e as competências dos candidatos, selecionando para o seu time apenas aqueles que apresentam os requisitos necessários para as atividades demandadas pela função. As corporações necessitam de profissionais com conhecimentos especializados e estratégicos, e esse pode ser o seu diferencial competitivo ao contar com uma pós-graduação.

Mantém o profissional atualizado

Vivemos em um mundo que está em constante transformação. Sobretudo devido às novas tecnologias, processos de trabalho que um dia correspondiam a única opção para fazer determinada tarefa, hoje, já são obsoletos. Nesse sentido, é imprescindível que os profissionais procurem se atualizar quanto às tendências e principais novidades dentro de sua área de atuação.

Investindo em uma pós-graduação em Engenharia, por exemplo, o engenheiro não só solidifica o que foi aprendido durante a graduação, como também tem acesso a conhecimentos atualizados que não foram adquiridos anteriormente em sua formação. Acredite: esse know-how fará toda a diferença durante o dia a dia de trabalho, abrindo, também, a porta para diversas oportunidades.

Amplia as possibilidades de networking

A prática do networking é fundamental para todos os profissionais, independentemente do ramo de atuação. Criando e, acima de tudo, mantendo uma boa rede de contatos, o engenheiro pode usufruir de vantagens como expansão das oportunidades de carreira, troca de experiências e até mesmo possibilidade de formar parcerias de sucesso. No entanto, sabemos que, com a correria do cotidiano e do dia a dia de trabalho, nem sempre existe tempo disponível para estabelecer e fortalecer conexões.

Aqui, a pós-graduação em Engenharia entra como mais uma ferramenta vantajosa. Frequentar um curso de especialização fará com que você esteja em contato frequente com profissionais do mesmo ramo e de áreas afins, bem como com os professores e acadêmicos. Isso aumenta significativamente as possibilidades de montar uma network e potencializar os benefícios de ter uma boa rede de contatos.

Embora seja possível fazer networking também em uma pós-graduação em Engenharia a distância, optando pela modalidade presencial, as chances de conhecer pessoas é certamente maior, já que o contato será direto e constante.

Demonstra proatividade

Em um contexto corporativo, a proatividade é uma competência crucial. Quando o profissional, nesse caso, o engenheiro, não busca se aprimorar nem investe na atualização de seus conhecimentos, ele pode acabar passando a imagem de alguém inerte, acomodado ou sem ambições. Além disso, pode passar a ser visto como alguém que não aprecia de fato aquilo que faz.

Aqueles que ingressam em uma pós-graduação em Engenharia, por exemplo, acabam por demonstrar proatividade e interesse no aprendizado contínuo, se ajustando à realidade atual da profissão e cumprindo com eficiência as suas funções. Afinal de contas, nada melhor do que isso para alcançar sucesso e prestígio na carreira, não concorda?

Garante acesso a melhores remunerações

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que cada ano de pós-graduação cursado por um profissional resulta em um aumento de 40% em sua renda mensal. Já a empresa de recrutamento online Catho constatou que os graduados que investem em um curso de pós-graduação podem chegar a alcançar valores de até 70% a mais no salário do que aqueles que não ingressam em uma especialização. Ficou animado com os dados?

É claro que um título acadêmico por si só não funciona como a única garantia de bons salários. Existe uma série de outros fatores que devem ser considerados nessa equação, como as habilidades que já mencionadas neste artigo, o comprometimento e o foco.

No entanto, ampliar os conhecimentos na área da Engenharia traz uma mudança significativa na forma como o profissional é visto dentro de sua função, uma vez que ele estará capacitado para entregar resultados sempre positivos.

Por fim, é válido destacar, aqui, a importância de fazer uma pós-graduação de excelência e boa penetração no mercado. Para tanto, pesquise bem fatores como corpo docente, metodologia de ensino, qualidade das especializações, entre outros. Se possível, busque depoimentos de profissionais que já se qualificaram por ela.

Esperamos que este conteúdo tenha o ajudado a entender como fazer uma pós-graduação em Engenharia vale a pena para conquistar sempre as melhores oportunidades e alavancar uma carreira de sucesso! Lembre-se de que as habilidades desenvolvidas e os conhecimentos adquiridos durante uma especialização farão com que você obtenha resultados cada vez melhores no trabalho e no cumprimento de seus objetivos profissionais.

E então, gostou do tema que trouxemos no post? Caso tenha restado alguma dúvida ou para descobrir quais são as possibilidades de pós-graduação em Engenharia disponíveis, entre agora mesmo em contato conosco.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *