Passo a passo: como escolher seu curso de pós-graduação?

Passo a passo: como escolher seu curso de pós-graduação?

1. Introdução

Quais são os fatores a serem levados em consideração na hora de fazer uma pós-graduação? Neste e-book você encontrará diversas dicas para você ter mais segurança sobre o momento para investir nesse curso, a modalidade de capacitação a ser escolhida e a instituição mais qualificada para atender às suas necessidades.

Tenha uma boa leitura e aproveite a oportunidade de adquirir um conhecimento que será importante para a sua carreira!

2. Por que fazer uma pós-graduação?

Para quem está em busca de aperfeiçoamento profissional, é válido pensar nos motivos de investir em uma pós-graduação. Com a intenção de ajudá-lo nessa tarefa, abordaremos algumas razões que justificam dedicar uma parte do tempo para obter novas habilidades. Confira!

Networking

O mercado de trabalho apresenta mudanças cada vez mais intensas e velozes. Por isso, é necessário ter uma rede de contatos para debater as novas tendências de um segmento profissional e ficar bem informado sobre novas chances de emprego.

Uma maneira eficiente de conhecer pessoas com interesses profissionais em comum é se inscrever em um curso de pós-graduação. O ideal é que você esteja aberto ao diálogo e tenha tranquilidade para conviver com opiniões que discorda.

A maturidade é um fator bastante valorizado não apenas pelos gestores, mas também por todos com quem convivemos. Procure demonstrar tranquilidade, paciência e empatia com os seus colegas de curso. Assim, você tem mais chances de construir um bom networking.

Oportunidades

Por mais que você seja dedicado e aplicado durante a faculdade, fazer uma pós-graduação é uma excelente medida para estar mais qualificado para diversas oportunidades de trabalho. Muitas empresas oferecem vagas destinadas somente aos que continuaram os estudos depois de terminar o nível superior.

O aumento da concorrência faz com que os processos seletivos sejam cada vez mais rigorosos. Esse fator faz com que uma pós-graduação no currículo contribua para aumentar a possibilidade de conseguir a tão sonhada vaga e de obter mais experiência profissional.

Chances de avançar na carreira

Ficar estagnado no mesmo cargo está longe de ser o principal desejo de muitos profissionais, não é mesmo?Para progredir na carreira, uma iniciativa relevante é fazer uma pós-graduação. Assim, você estará preparado quando houver uma oportunidade de disputar uma função que exige mais experiência e conhecimento.

Mostrar empenho e vontade de melhorar a cada dia são aspectos bastante valorizados pelas corporações. Ao adotar essa postura e apresentar um bom relacionamento com os colegas de trabalho, você estará criando um ambiente favorável para crescer na empresa e conquistar o reconhecimento profissional.

Aquisição de novos conhecimentos

 A acomodação, sem dúvida, é um dos motivos que mais desgastam a imagem de um funcionário. Se você está querendo inovar e mostrar condições de superar novos desafios, está na hora de investir em uma pós-graduação.

Com informações valiosas sobre as tendências de uma carreira, você estará mais apto a pensar em alternativas para a empresa obter resultados expressivos. Apostar em ações relacionadas com a capacitação profissional é imprescindível para superar as expectativas dos gestores.

Remuneração melhor

Oferecer oportunidades para um funcionário aumentar a remuneração é uma tática usada por muitas organizações para promover o engajamento. Dependendo do plano de carreira da companhia, a pós-graduação pode ser um fator decisivo na obtenção de um salário melhor.

Além de obter mais conhecimento, essa capacitação ajuda um colaborador a aumentar a renda da família e a ter mais qualidade de vida. Isso, inegavelmente, justifica o esforço de investir em cursos, como MBA, mestrado e doutorado.

3. Como encontrar a pós-graduação ideal?

Qual a pós-graduação mais interessante para você no momento? Para você responder a essa pergunta com mais precisão, a dica é conhecer melhor as modalidades de cursos disponíveis no momento. Acompanhe!

Pós-graduação lato sensu

Tem como foco a especialização e pode ser realizada nas modalidades presencial ou a distância. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), esses cursos precisam ter uma carga horária mínima de 360 horas.

Ela é bastante recomendada para os que desejam adquirir conhecimento para colocar em prática no mercado de trabalho o mais rápido possível. Isso contribui para o profissional estar apto a exercer funções de gerenciamento e a conseguir um salário mais elevado.

MBA

Uma modalidade de pós-graduação lato sensu muito procurada pelos estudantes é o Master in Business Administration (MBA), também conhecido como Mestre em Administração de Negócios.

Nesse curso, a prioridade é o segmento de negócios e administração. Esse aspecto faz com que o MBA consista em uma especialização do setor corporativo. É um curso bastante indicado para quem já apresenta uma boa experiência profissional e deseja obter conhecimentos estratégicos para assumir cargos de gestão.

No Brasil, esses cursos podem ser ministrados em 360 horas. Nos Estados Unidos, a carga horária chega a 480 horas. Somente terminam o MBA os que apresentam um trabalho final relacionado aos temas abordados durante a capacitação.

Pós-graduação stricto sensu

Se você está interessado em atuar na área acadêmica, é melhor se preparar para fazer essa modalidade de pós-graduação, cujos cursos precisam ser avaliados e reconhecidos pelo MEC. Os alunos que optam por essa capacitação conseguem o diploma de mestre ou doutores.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico dura cerca de 2 anos e exige dedicação exclusiva. Nesse caso, o estudante não pode exercer nenhuma atividade diferente do que o projeto de mestrado. Essa iniciativa tem como objetivo fazer com que o aluno tenha condições de elaborar uma pesquisa de boa qualidade e esteja mais preparado para atuar como pesquisador e professor futuramente.

Somente são aprovados para fazer esse mestrado, os candidatos que passam pelas seguintes etapas:

  • teste discursivo;
  • prova de língua estrangeira;
  • avaliação do currículo;
  • entrevista pessoal;
  • dissertação.

É preciso apresentar a dissertação explicando a linha de pesquisa adotada, além de apresentar e defender os resultados obtidos com a pesquisa.

Mestrado profissional

Apresenta as mesmas exigências e duração do que o acadêmico. Contudo, os estudos e as técnicas têm como meta preparar o profissional para estar mais habilitado para o mercado de trabalho.

O encerramento desse curso pode ser feito de diversas formas, como:

  • elaboração de dissertação;
  • criação de artigo;
  • participação em trabalhos para desenvolver aplicativos e softwares;
  • registros de propriedade intelectual;
  • inserção em iniciativas de inovação tecnológica;
  • participação em estudos de caso.

Doutorado

O doutorado se caracteriza por exigir do estudante um aprofundamento maior da linha de pesquisa em comparação com o mestrado. Dependendo da instituição de ensino superior, é preciso ter o título de mestre para fazer esse curso.

O trabalho final consiste em uma tese que precisa apresentar um conteúdo novo relacionado com a área de estudo escolhida.

Ao estar bem informado sobre as modalidades de pós-graduação disponíveis, você tem mais chances de acertar na escolha da que está mais próxima do seu perfil.

4. Como tomar a decisão certa na hora de escolher minha pós-graduação?

Não basta apenas ter vontade de fazer uma pós-graduação, é necessário pensar no melhor momento para fazê-la. Dependendo do cenário, você, em virtude de compromissos pessoais e profissionais, não terá condições de aproveitar o curso para obter mais conhecimento.

Para ajudá-lo a verificar o momento perfeito para voltar aos estudos, destacaremos alguns aspectos que devem ser considerados. Analise!

Necessidades e perfil profissional

O que você pretende ao investir em uma pós-graduação? A resposta é fundamental para avaliar que modalidade de curso será a mais indicada, considerando o objetivo proposto. Se pretende dar aulas em instituições de ensino superior ou ser um pesquisador, vale a pena se dedicar a fazer um mestrado ou doutorado.

Caso o foco esteja direcionado para a carreira em um segmento profissional específico (jornalismo, engenharia, medicina, psicologia etc.), o ideal é apostar em uma especialização ou MBA. Esses cursos apresentam um conteúdo mais ligado às atividades profissionais dos alunos e agregam bastante conhecimento sobre as principais tendências do mercado.

Também é indicado checar se você está motivado para enfrentar os desafios proporcionados por uma pós-graduação. Visualize como será a sua rotina ao iniciar o curso e procure reservar horários para o estudo. Assim, a probabilidade de concluir a atividade e obter bons resultados será bem maior. 

Qualidade do ensino

É positivo pensar no tipo de pós-graduação mais adequada para você no momento. Por outro lado, é fundamental visualizar como essa capacitação vai aumentar a sua empregabilidade e torná-lo mais qualificado para inovar e superar as expectativas dos gestores em uma companhia.

Para fazer uma boa escolha, a recomendação é verificar a qualidade do corpo docente, buscar informações sobre as atividades praticadas em sala de aula e constatar se durante o curso são feitas iniciativas, como visitas técnicas e dias de campo.

Funcionamento do curso

As aulas são realizadas de forma presencial ou online? Qual é a duração do curso? Quais as disciplinas são ministradas? Essas informações são importantes para você compreender como será a dinâmica da pós-graduação.

Essa medida é importante para confirmar se tem condições de acompanhar as aulas e assimilar o conteúdo devidamente. Não adianta fazer um MBA se você não puder priorizá-lo como deveria, porque está com várias demandas de ordem pessoal. Todos esses pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher o curso.

Cuidado com as finanças

Muitas pós-graduações são oferecidas por instituições privadas. Ao optar por fazer esse curso em uma faculdade particular, é preciso que haja um planejamento para pagar as mensalidades em dia.

Para não enfrentar problemas financeiros, é válido constatar se está em condições de quitar as parcelas da pós no prazo combinado. Uma análise equivocada pode prejudicar não apenas a sua imagem pessoal por causa da inadimplência, mas afetar o seu rendimento em sala de aula.

Estar tranquilo e sem dívidas, com certeza, vai deixá-lo mais focado nos estudos, o que contribui para aproveitar melhor o conteúdo apresentado para a sua vida profissional.

5. O que levar em consideração na hora de escolher a pós ideal?

Imagine que você está em dúvida sobre o local mais indicado para fazer a pós-graduação. Nesse caso, nada melhor do que adotar algumas medidas para tomar a melhor decisão para a sua carreira. Pensando nisso, abordaremos iniciativas que vão ajudá-lo a escolher o caminho mais adequado. Veja!

Referências sobre a instituição

Saber que a pós-graduação é bem avaliada e tem professores muito qualificados é uma boa notícia, não é mesmo? Apesar disso, vale a pena conversar com estudantes e ex-alunos sobre a qualidade do curso.

Essas informações podem ser decisivas para saber qual a instituição está mais enquadrada com os seus objetivos profissionais. Conhecer sobre o funcionamento é uma forma de estar mais preparado para fazer a pós-graduação dentro das regras estipuladas.

Matriz curricular

Boas referências sempre são positivas, mas isso não é o suficiente para escolher a pós mais indicada para o seu futuro. Por essa razão, procure analisar, com carinho, como é a matriz curricular da pós-graduação.

Verifique se as matérias abordam as principais tendências da sua área de atuação. É muito ruim investir em um curso que não oferece um conteúdo relevante para se destacar no mercado de trabalho. O conhecimento adquirido deve ser colocado em prática o mais rápido possível. 

Apoio aos estudos

É comum os alunos terem dúvidas sobre as informações apresentadas em sala de aula, não é mesmo? Por mais que os colegas de curso estejam interessados em contribuir, a colaboração do professor para resolver uma demanda sempre é um aspecto que deve ser levado em consideração.

Procure constatar se existe um suporte para eventuais pendências serem resolvidas fora do horário de aula. É interessante que haja uma plataforma, onde alunos e docentes possam interagir e debater sobre assuntos relacionados com a pós-graduação.

Aplicabilidade do aprendizado

Não adianta fazer um curso com os professores mais qualificados, se o conteúdo disponibilizado não pode ser aplicado na prática. Em outras palavras, as informações, repassadas em sala de aula, devem ser úteis para a sua carreira.

Ficar apenas na teoria está longe de ser uma das metas dos que investem em uma pós-graduação. Os conteúdos assimilados precisam contribuir para que o aluno seja um profissional mais capacitado e atento às principais novidades do mercado. É desperdício de tempo conhecer diversas tendências de uma profissão, caso elas não tenham mais valor atualmente.

6. Conclusão

Escolher o melhor momento e a instituição ideal para fazer uma pós-graduação é uma tarefa que exige bastante calma e atenção. Com certeza, as informações repassadas neste e-book vão fazer a diferença para o seu futuro profissional. 

Uma pós-graduação feita no momento adequado, na modalidade certa e em uma instituição de renome é um passo decisivo para você estar mais qualificado e preparado para as exigências do mundo corporativo. 

7. Sobre a DALMASS

A DALMASS é uma empresa especialista em pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Saúde, Psicologia, Direito, Perícias, Contabilidade etc. Referência em cursos de especialização na Região Norte do País, em cidades como Belém e Santarém, a DALMASS é líder de mercado em suas áreas de atuação pelo ensino de credibilidade e networking que gera resultados para seus mais de 2.000 alunos.

Outro diferencial da empresa é a capacidade de atrair e se associar a lideranças de renome, por meio de parcerias com associações, entidades de classe, empresários regionais e formadores de opinião. Como consequência, tornou-se uma “Escola de Líderes”, capaz de fomentar as melhores práticas no mercado de trabalho e certificar profissionais a partir da credibilidade, inovação e responsabilidade.

Sob a direção do professor Darwin Júnior, que atua no segmento da educação há cerca de 30 anos, a DALMASS oferece cursos presenciais, com formação curricular inovadora e atenta às demandas profissionais dos dias de hoje. Além de estar fortemente presente no Pará, a empresa atua no Acre, Amapá, Minas e Goiás, terra de seu fundador.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *