Como manter a mente calma em situações de pandemia

Como manter a mente calma em situações de pandemia

As epidemias geralmente causam pânico generalizado entre as populações, especialmente se a doença não for totalmente compreendida – é o caso de uma nova infecção por coronavírus (chamada Sars-Cov-2). 

Essa condição pode afetar a saúde mental e causar estresse e ansiedade. Portanto, não é apenas necessário conhecer os aspectos físicos e biológicos dessa doença, mas também realizar uma análise minuciosa de outros pontos relevantes relacionados aos aspectos mentais e emocionais da saúde humana. 

A abundância de notícias e informações levou as pessoas a uma falta de controle e incerteza sem precedentes. Com o advento da tecnologia, a disseminação das chamadas fake news teve um grande impacto viral, e chamadas sensacionais tendem a prender o público e desestabilizar emocionalmente aqueles que as consomem. 

E a cada minuto há uma nova notificação da mídia que trabalha em conjunto para aumentar o medo e o desespero das pessoas. Portanto, a presença de transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, pânico e outros sintomas.

Para você seguir esse período de quarentena sem um colapso emocional separamos algumas dicas para enfrentar o coronavírus sem perder a cabeça

Evite o bombardeio de informações 

É só  ligar a TV ou abrir qualquer página de notícias na Internet para ver a palavra coronavírus em negrito no título.

A qualquer momento, novos dados sobre casos confirmados de coronavírus enchem as notícias com sua programação de relatórios. Apesar da importância de buscar conhecimento, a constante divulgação de notícias tem atraído atenção e pressão. 

Você se sente ansioso por sites e jornais? 

Se todos esses estímulos forem adicionados à informação, o medo é irracional e, até certo ponto, inevitável. Se livrar dessa exposição desenfreada, depende de você.

Por isso, nada de sair lendo qualquer conteúdo por aí. Se for ler algo, consulte apenas fontes confiáveis ​​para evitar ser pego em notícias falsas.

Dica: Controle sua exposição e tempo de leitura sobre o assunto. Você deve tentar viver uma vida normal e deixar que as principais notícias sobre o coronavírus se espalhem para você ao longo do dia. Procure notícias oficiais e não fique intoxicado. Além disso, quando confrontado com atenção excessiva, é melhor usar o tempo para atividades que o relaxe ou distraia.

As fake news só pioram a situação

Não há vírus mais mortal que as fake news. Com ela, nós entramos em pânico instantaneamente, quase como um soco a cada clique ou notícias compartilhadas. Nos últimos dias, recebemos informações como solução salina para prevenir a infecção por COVID-19. 

Vimos imagens de manipulação de um grupo de pessoas no chão, levando-nos a acreditar que eles foram mortos nas ruas das cidades chinesas onde a epidemia eclodiu. Eles até dizem que Bill Gates possui a patente para este coronavírus. 

Chega a ser engraçado

Não faltam teorias da conspiração de que o número de mortos é muito maior do que o anunciado, e o vírus foi liberado pelos Estados Unidos ou pela Rússia para desestabilizar a economia mundial. Criatividade não tem limite!

Facebook não é fonte de informação

No momento da crise, é importante ter cuidado com nossas fontes de informação. Confie nas informações do Facebook apenas se puder levá-lo a um link para a página oficial de um veículo de informação confiável. Caso contrário, não compartilhe. 

Confie apenas nas informações compartilhadas por profissionais da área, sites de notícias conhecidos ou canais oficiais (Ministério da Saúde, Anvisa, OMS)

Fake news aqui não

Conheça algumas mentiras sobre a covid-19 e entenda as razões pelas quais elas não devem ser disseminadas:

1. Coma alho para evitar a contaminação por coronavírus: O alho demonstrou ter ingredientes que ajudam a diminuir o colesterol e os processos do sistema imunológico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, embora seja um alimento saudável, não há evidências científicas para provar que ele pode proteger as pessoas de novos coronavírus, não importa quanto eles comam.

2.Uso de produtos químicos nas mãos: Com a escassez de álcool em gel no mercado e nas prateleiras das farmácias, começaram a surgir a formulação de desinfetantes caseiros e o uso de produtos de limpeza para higiene das mãos e até bebidas alcoólicas (como cachaça e vodka). Não há necessidade de inventar moda. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para manter as mãos limpas e reduzir a chances de espalhar o coronavírus.

No caos, devemos ensinar a nossa mente a ter calma

Chegamos a tal ponto que sentimos medo de tantas más notícias. Televisão, rádio, nossas redes sociais … dados perturbadores, fatos preocupantes, notícias negativas. 

E, quando chega a hora, notícias negativas são sempre publicadas antes de trazer qualquer esperança para quem está sofrendo com esse caos. Fazemos isso sem aplicar filtros sobre o que vemos.

Mesmo que não possamos controlar certas coisas, podemos controlar como reagimos a elas. Essa é a chave. Manter a calma é o melhor que possamos fazer. 

Um confinamento de mais de 10 dias pode gerar estresse 

Uma das medidas para prevenir o coronavírus e até tratar a doença para sintomas leves é a quarentena. Esse tempo de isolamento é de 15 dias. A partir do dia décimo primeiro dia, aparecem reações como estresse, nervosismo e medo.

 Portanto, se houver uma restrição de mais de 15 dias, os efeitos, pelo menos para a maioria da população, são ainda mais complexos e difíceis de gerenciar.

O Tédio 

Com a redução da interação social, o silêncio nas ruas toma conta, e somos forçados a nos confinar em nossa própria casa. 

Obviamente, o tédio está prestes a aparecer em breve. Como todos sabemos, podemos lutar de várias maneiras. 

No entanto, à medida que os dias passam e a incerteza aumenta, também pode surgir frustração. Não podemos manter nosso próprio modo de vida ou liberdade de ir e vir, e essa situação cria emoções mais complexas e problemáticas.

Dicas para quarentena mais fácil, livre de estresse e – principalmente – de tédio:

 Aqui você encontrará inspiração para não deixar cair a peteca nesses momentos tensos e também para aprender a se separar (mesmo que um pouco) das notícias do mundo. Vamos nessa?

Masterchefe, ativar:

Aproveite esta oportunidade para testar uma receita! Você tem alguma receita que salvou no Instagram há muito tempo? Ou um bolo que você realmente quer provar, mas não tem tempo para fazer? Está na hora.

Ative o modo masterchef e crie seu próprio reality show na cozinha!

E que tal maratonar as temporadas do Master Chef Brasil? Para assistir é só clicar nesse link e é de graça. 

Amigo estou aqui?

Sim, social é importante. Mas medidas drásticas foram tomadas. Ligue para seus amigos para uma videochamada e compartilhe boas risadas. Certifique-se de se comunicar com seus entes queridos também,ok?

E que tal jogar alguns jogos online com seus amigos? Seria o fim do tédio?

  1. Perguntados: é um aplicativo móvel que permite aos usuários competir contra amigos e pessoas ao redor do mundo. Modelado após jogos populares como o Trivial Pursuit. Aposte com seus amigos e teste os conhecimentos deles. 
  2. Detetive: Um clássico da infância de muitos. A resolução do assassinato do milionário Carlos Fortuna ganha um novo aplicativo gratuito para ampliar a experiência como Detetive, em que os jogadores brincam com realidade aumentada! Com o aplicativo, os detetives podem jogar com apenas um celular, jogando em equipe, ou com mais de um celular, no jogo individual, onde quem solucionar primeiro é o vencedor.
  3. 8 Ball Pool:8 Ball Pool é o mais popular jogo de bilhar multiplayer para celulares. São milhões de jogadores espalhados pelo mundo que podem disputar uma partida 1×1 online contra você!

Mantenha seu shape

Fazer aulas fitness online

Basta abrir o Youtube e jogar o termo “dança fitness” para encontrar milhares de aulas de dança virtuais. O mais famoso é o grupo Fit Dance.

O FITDANCE é um programa de DANÇA e DIVERSÃO. Um programa que torna a sua vida mais divertida por meio da dança. O FITDANCE faz com que quem o pratica se movimente, dance e agite o corpo e a mente, elevando o bem-estar. Esse é o objetivo principal, levar alegria e diversão em todos os momentos!

Rituais de beleza

No Youtube você pode encontrar vários rituais de beleza, é só pesquisar por “Spa Day”.

Nada supera um belo dia de beleza para colocar a cabeça e o corpo em ordem. Fazer uma pausa toda semana para esfoliar, hidratar, massagear e cheirar seu rosto, corpo e cabelo pode fazer maravilhas para aumentar a autoestima e aliviar o estresse.

Você pode:

Hidratar o cabelo

Esfoliar o corpo ( tem várias receitinhas naturais)

Tomar um cházinho relaxante

Apostar em uma boa limpeza de pele (nada de cutucar os cravinhos hein?)

Quem você quer ser no meio do caos?

Você decide que marca você deixa nesses dias. Em cenários de crise, a calma é o companheiro capaz de sugerir caminhos mais corretos.

Com empatia, veremos as coisas com mais clareza para saber como reagir, ser proativo e responsável. 

É hora de estar no presente e aceitar as mudanças de amanhã e as incertezas do futuro. Temos que trabalhar com serenidade, inteligência e prudência.

Temos a responsabilidade de continuar nossos hábitos diários, seguir as recomendações básicas de higiene e cumprir nossas obrigações oficiais nacionais e mundiais.

Toda crise pode ser resolvida por uma abordagem conjunta e coordenada sem problemas.

Nossa dica final: É continuar a vida normal. O trabalho rotineiro é o seu melhor aliado. É necessário consultar a situação e o progresso da doença em algum momento do dia. Devemos continuar aceitando e seguindo conselhos de especialistas, mas não o desperdice o dia todo pensando nisso.