Hospital Moinhos de Vento e a Acreditação Hospitalar

Hospital Moinhos de Vento e a Acreditação Hospitalar

Como um dos hospitais mais antigos de Porto Alegre, o Hospital Alemão foi fundado em 1927, com o intuito de atender a colônia germânica e teuto-brasileira da região, sendo rebatizado, em 1942, como Hospital Moinhos de Vento, devido sua localização no bairro de mesmo nome. Hoje, mais de um século depois, a Instituição trabalha com o legado de humanidade das religiosas alemãs, que durante décadas administraram o Hospital, e com a vocação para a evolução médica e assistencial e um foco profundo na busca pela qualidade. Este hospital foi várias vezes premiado pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQT), dentre outras premiações referentes à qualidade da estrutura e serviços prestados pela instituição.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

A comunidade alemã de Porto Alegre alimentou durante anos o sonho de construir uma instituição de saúde baseado nos melhores hospitais europeus. Seu foco era uma instituição que trabalhasse sob os princípios de higiene e limpeza, mas, principalmente, que fosse aberta a toda à comunidade, sem distinção de credo, etnia ou situação social.

O Hospital Moinhos de Vento é integrante atuante do PGQT, desde 1995, colaborando de forma significativa para que o hospital se desenvolvesse tanto em Gestão de Qualidade, quanto em Gestão Empresarial. Em 2000, as gerentes da qualidade e assistencial realizaram o curso de acreditação e recomendaram a instituição a aderir o processo, tendo como objetivo responder a todos os requisitos de uma acreditação internacional, segundo o modelo Joint Comission International (JCI). Em 2001, se iniciou o processo de implantação dos requisitos para a acreditação pela JCI, com pesquisas sobre processos em outros hospitais espalhados pelo mundo e com mais de 4000 horas de treinamentos de capacitação de todo corpo funcional do hospital, com o objetivo de criar uma cultura de segurança e qualidade no cuidado ao paciente. Assim, desde 2002, o hospital é certificado por esse órgão internacional e trienalmente este selo tem sido revalidado.

Esta constante preocupação da administração do hospital desde o projeto da instituição reforça a importância do processo de acreditação e o diferencial que ele traz aos tratamentos e profissionais empenhados neste trabalho, pela qualidade, além de seu pioneirismo como o segundo hospital do Brasil e o primeiro da região Sul a investir neste processo de qualificação. Observamos, então, o compromisso da instituição com a evolução de padrões de excelências nas áreas médica, assistencial e de gestão, valorizando ainda mais a nossa missão de cuidar de vidas.