Home office: como se preparar para o trabalho remoto

Home office: como se preparar para o trabalho remoto

A prática do trabalho remoto veio para ficar de vez na vida de muitas pessoas. Popularmente conhecido pelo termo “home office”, o estilo de trabalho em casa pode ser ótimo para otimizar o tempo e ter mais conforto no próprio lar. 

Isso é especialmente verdade agora que passamos pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas adotaram o regime para poder proteger os seus funcionários.

No entanto, ele deve ser seguido de forma correta, com horários adequados e, principalmente, equipamentos necessários para realizar as tarefas do dia-a-dia, como a cadeira e a mesa para computador, que são fundamentais para não prejudicar a ergonomia, que evita dores e problemas de saúde e postura. 

Para saber mais sobre esse estilo de trabalho remoto, veja algumas dicas que separamos especialmente para quem quer saber como se preparar melhor para o home office. Confira a seguir!

Tenha um ambiente adequado para trabalhar

Ter um espaço fixo para fazer o home office é fundamental para não cair em um ciclo vicioso com a cama ou o sofá. Evite esses lugares, porque assim é possível ter uma zona de conforto para quando o horário de trabalho acabar. Por isso, mesmo que você não tenha um escritório, separe um espacinho específico para a mesa para computador, por exemplo.

Se você morar em um apartamento pequeno, pode usar o quarto como uma opção válida para montar o seu home office. No entanto, se você tiver um quarto extra disponível, o ideal é usá-lo para o seu escritório. Isso porque dá a sensação de estar “entrando no trabalho”, o que ajuda a sua mente a aumentar a produtividade de maneira inconsciente.

Invista em equipamentos adequados para o trabalho

Você provavelmente trabalha 8 horas por dia. Por isso, você ficará pelo menos esse período em seu home office, sentado no mesmo espaço, com a mesma mesa e os mesmos equipamentos.

Logo, o melhor a fazer é investir em móveis e equipamentos que são mais adequados para o trabalho.

Isso significa comprar uma boa mesa para computador, que seja resistente, bonita e com recursos para o que você precisar (como guardar documentos, por exemplo).

Outro foco importante deve ser a sua cadeira. Afinal, você ficará sentado nela por muitas horas. Se ela não for confortável e ergonômica, será mais difícil manter o foco no trabalho e você poderá até mesmo desenvolver algum problema por isso.

Em termos de equipamentos básicos, a mesa e a cadeira são os mais importantes. No entanto, existem vários outros itens que podem incrementar o seu home office. Por exemplo:

  • estantes com livros para o seu trabalho;
  • quadro de atividades diárias e semanais;
  • equipamentos anti-estresse (especialmente importante porque o home office deixa as pessoas mais estressadas, segundo pesquisa do LinkedIn);
  • espaço para poucos minutos de exercício físico durante o dia.

Crie uma rotina, mesmo em casa

Depois de ter um espaço confortável, com uma boa mesa para computador, é hora de investir na rotina. Sim, é importante criar uma rotina para o trabalho remoto, mesmo que você não goste. Isso te ajuda tanto para não extrapolar nos horários de trabalho quanto para não perder prazos e desfocar de coisas importantes. Antes do trabalho, tome um café da manhã reforçado, separe um tempo para o almoço e reserve o período da noite para fazer algo que goste. 

Fique longe do celular ou de outras distrações

Outra dica importante para o trabalho remoto é se manter longe de distrações — televisão, celular, etc. Fique por dentro das novidades, mas sem exagerar e prejudicar seu rendimento. Às vezes, no meio de tantos acontecimentos nas redes sociais, é possível esquecer do tempo e perder alguma reunião importante ou deadline. 

Invista em uma boa iluminação para o seu home office

A iluminação é um elemento muito importante na sua produtividade e também na saúde de trabalho. Quanto mais você depender da iluminação artificial, pior será a situação.

Por exemplo, você poderá ter de forçar os olhos para enxergar ou gastar bastante com a energia elétrica. Por isso, o ideal é montar o home office em um espaço com abundância de luz do Sol.

No entanto, tenha cuidado com o reflexo da luz para não atrapalhar a sua visão da tela do computador, especialmente se você trabalhar com design ou outras profissões que exijam controle preciso das cores.

Aproveite seu tempo livre para relaxar

Depois de cumprir todo o horário de trabalho, tire um tempo para fazer algo que goste. Ler um livro, maratonar uma série ou, se possível, sair para passear ou praticar exercícios físicos. O dia-a-dia pode se tornar monótono se girar em torno apenas das atividades do trabalho. Por isso, é fundamental descansar o corpo e a mente sempre que possível. 

Agora você já sabe o que é preciso para montar um home office em casa e conseguir trabalhar adequadamente nessa pandemia. Não esqueça que essas dicas são o suficiente apenas para montar a estrutura básica do espaço. Depois disso, você terá de tomar as rédeas para garantir que ele fique a sua cara.

E aí, gostou do conteúdo? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo contando o que é mais importante em um home office para você!