Guia Completo sobre Produtividade

Guia Completo sobre Produtividade

“Faça o que tem que ser feito até que possa fazer o que quiser”

Ultimamente você tem se considerado uma pessoa produtiva? Ou já parou para analisar sua rotina e viu que tá faltando tempo?

Atualmente, são tantas as interferências e demandas próprias que é quase impossível ficarmos satisfeitos com aquilo que produzimos. 

Por outro lado, a produtividade pode ser um conceito relativo e que varia de pessoa para pessoa. Como é algo pessoal, todos nós precisamos encontrar o melhor modelo de rotina.

 Afinal, produtividade é algo que podemos aprender e até mesmo melhorar. 

Pensando nisso, criamos este guia  sobre produtividade para ajudá-lo em sua jornada. Vamos nessa?

Mas afinal, o que é produtividade?

Para o Wikipédia a produtividade pode ser definida: 

“A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como: pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade.”

O conceito de produtividade está relacionado ao modo de como realizar o máximo de trabalho possível em menor tempo. Mas tudo isso precisa ter equilíbrio e é exatamente isso que tira o sono de muitos profissionais.

Mas como saber se você é ou não produtivo?

Estar ocupado com algo é muito fácil, mas isso não quer dizer que necessariamente você está sendo produtivo. 

Uma pessoa ocupada é aquela que faz várias coisas ao longo do dia, nunca tem tempo para nada e geralmente tem uma rotina super agitada. Já uma pessoa produtiva é aquela que, tendo muitas ou poucas coisas para fazer, obtém resultados e possui uma característica importante: a organização.

Alguns vilões da produtividade são comuns, como por exemplo, a mesa do trabalho desorganizada, a procrastinação, a falta de planejamento, até mesmo o estado emocional.

É importante ressaltar, que para ser realmente produtivo e cumprir suas tarefas, você precisa saber diferenciar o que é verdadeiramente importante e o que não é.

Isso pode impactar tanto na sua vida pessoal quanto profissional. 

Não confunda tarefa com compromisso

A diferença entre promessas e tarefas parece simples, mas para garantir a eficiência do seu planejamento, você precisa realmente entender.

As tarefas se relacionam com atividades pontuais, que dependem muito mais de um contexto, lugar para acontecerem.

Já os compromissos estão ligados a uma agenda, uma data e geralmente são específicos, como, por exemplo, ir a um médico, a uma reunião ou até mesmo o curso de inglês. 

Conheça agora os 4 maiores vilões da produtividade

1.Desorganização

Afinal, trabalhar em um ambiente caótico pode parecer inofensivo. Porém, segundo especialistas, essa bagunça não só prejudica só você, mas também a produtividade de todos em sua volta.

2. Rede Sociais

Outra coisa que pode atrapalhar nossa produtividade são as redes sociais. Uma olhadinha, uma curtida e quando você percebe já passou horas e horas navegando por aí.

3. Reuniões

Já participou de alguma reunião e percebeu que todo o assunto ali poderia ter sido resolvido com apenas um e-mail? 

Outra colocação é que ninguém merece passar algumas horas em uma sala, pensando que existem milhares de outras coisas importantes que precisam ser feitas.

Por isso, quando for convidado para uma reunião ou solicitar uma reunião, saiba com antecedência as principais e pautas a serem resolvidas e tente adiantar as tarefas da semana para tornar mais rentável a sua participação.

4. Fazer muita coisa ao mesmo tempo

“Multitarefa” reduzirá muito a eficiência do trabalho. Pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford aponta que pessoas “multitarefas” não são tão produtivas quanto pessoas que só podem fazer uma coisa por vez.

Aumentar a produtividade pode parecer algo distante para muitas pessoas. Mas depois deste blog post, você já vai sair preparado para colocar todas essas dicas em prática.

Gostou deste artigo sobre produtividade? Não perca tempo assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos relevantes para o desenvolvimento da sua carreira.