Entenda o Mercado Financeiro e de Capitais

Primeiramente, vamos ao que é Mercado Financeiro, trata-se de um ambiente que faz parte do sistema financeiro nacional, permitindo que você, como pessoa física, empreste dinheiro a empresas e instituições, em troca de uma boa rentabilidade, e engloba quatro grandes mercados. São eles:
- Câmbio, envolvendo moedas estrangeiras;
- Monetário, responsável pela liquidez da economia;
- Crédito, oferece recursos;
- Capitais, relacionado com os investimentos.
Tendo conhecimento disso, focaremos no mercado de capitais, que possui esse nome porque as empresas precisam de dinheiro para que haja financiamento de inúmeros projetos, e para que obtenham recursos, elas emitem títulos de dívida, de Renda Fixa e Renda Variável, gerando uma espécie de acordo entre você e a empresa para garantir que ela realize o pagamento em determinado prazo, tendo a vantagem de que esses acordos vêm acrescidos de juros, onde se realiza compra e venda dos valores mobiliários. Ele é composto por instituições financeiras, corretoras de valores e a própria Bolsa de Valores, em que são negociados:
- Ações;
- Debêntures;
- Títulos privados;
- Mercado futuro;
- Renda fixa.
O mercado de capitais é regulado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o intuito de trazer mais segurança para os processos de investimento. Além de que para dominar este mercado é necessário que seja uma pessoa financeiramente organizada, porque se você poupa seu dinheiro e consegue guardar, nem que seja um pouco, todo mês, existe a possibilidade de lucrar ainda mais, sendo de grande importância conhecer o funcionamento do mercado financeiro e de capitais. Desse modo, pode-se concluir que um investidor bem informado é capaz de usar o mercado de capitais ao seu favor. Ele tenderá a escolher as melhores opções de investimento para si. Então poderá construir e impulsionar seu patrimônio ao longo do tempo.