Entenda como se tornar um bom profissional de contabilidade tributária

Entenda como se tornar um bom profissional de contabilidade tributária

Assim como acontece com outras áreas, construir uma carreira na contabilidade tributária é algo que requer bastante foco e dedicação. Além de uma boa formação, é imprescindível se manter atualizado e a par das principais tendências de mercado. Por isso, contar com uma pós-graduação ou um MBA, — opção muito escolhida pelos contadores —, é também uma forma de ascender profissionalmente e se destacar em um cenário bastante competitivo.

Se você tem interesse em atuar na área, mas, antes, deseja saber como funciona a carreira de contador tributário e conhecer suas possibilidades de atuação, não se preocupe! A seguir, tiraremos todas as suas dúvidas e listaremos algumas dicas essenciais para você se tornar um bom profissional. Confira!

O que é contabilidade tributária?

De forma geral, a contabilidade tributária é um ramo das ciências contábeis especializado em produzir conhecimentos sistemáticos por meio do processamento e aplicação de dados. Com isso, o negócio que buscou pelo auxílio do contador consegue obter insights e informações valiosas, as quais servem de base para tomadas de decisão mais acertadas por parte dos gestores.

Além disso, a contabilidade tributária também envolve o conjunto de informações referentes às obrigações fiscais de uma organização, tendo como norte a legislação de cada país. Lembre-se de que qualquer empreendimento, — desde os pequenos e médios negócios até as gigantes multinacionais —, tem seus encargos quanto à lei, sempre cobrados reiteradamente pela Receita Federal.

Desse modo, contar com o auxílio de um profissional capacitado na área é fundamental para que a empresa esteja a par de seus direitos e deveres do âmbito fiscal. Isso evita problemas que possam afetar o seu bom funcionamento.

Quais são as funções do contador tributário?

Dentre as atividades exercidas pelo contador que trabalha com tributos podemos listar as seguintes:

  • analisar e compreender as operações das companhias de modo a identificar os tributos devidos por elas, a exemplo de impostos como o IPI, IRPJ, CSLL e ISSQN;
  • identificar a legislação aplicável à empresa, bem como analisá-la e interpretá-la, entendendo, assim, quais operações podem conceder direto ao crédito, em quais situações são cabíveis isenções etc;
  • prestar os devidos esclarecimentos aos gestores sobre as questões levantadas anteriormente;
  • cuidar das rotinas de cumprimento das obrigações tributárias;
  • criar formas para que todos os objetivos empresariais sejam alcançados por meio do gerenciamento eficaz de seus tributos, bem como dos recursos financeiros, humanos e materiais;
  • reconhecer alternativas lícitas para reduzir o ônus tributário;
  • representar o contribuinte, ou seja, a empresa, junto aos órgãos fiscais competentes, atuando nas questões administrativas, entre outras.

Como é o mercado dessa área?

O controle dos tributos é uma atividade vital para qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Por isso, é possível afirmar que o mercado para o profissional da contabilidade tributária apresenta boa demanda, já que ele é peça-chave para garantir a boa execução das estratégias empresariais, auxiliando-as também a economizar e atuar sem riscos.

Vários são os cargos que o contador pode seguir na área tributária, como consultor em planejamento tributário, gerente tributário, advogado tributarista, controller, entre outros. No entanto, é sempre importante que ele se mantenha atualizado e renove seus conhecimentos constantemente, já que as alterações na legislação e os altos e baixos do mercado são desafios que marcam o dia a dia da profissão.

Como ser um bom profissional de contabilidade tributária?

Em um mercado tão competitivo, é importante buscar formas de se destacar, não é mesmo? Para isso, trouxemos algumas sugestões que o ajudarão a se tornar um bom profissional de contabilidade tributária. Confira!

Aposte na educação continuada

Parar na graduação, nos dias de hoje, significa estar sempre um passo atrás da concorrência. Afinal, o mercado está em busca de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para suprir suas demandas — e, em meio a esse cenário, aqueles que concluíram um curso de especialização, como uma pós-graduação ou MBA serão mais visados.

Cursando uma formação especializada em contabilidade tributária e investindo em conhecimento, o profissional só tem a ganhar. Isso porque ele estará devidamente capacitado, se manterá a par daquilo que está em alta na área, como veremos a seguir, contará com oportunidades estratégicas de networking e terá mais facilidade para alcançar bons cargos com remunerações satisfatórias.

Esteja sempre a par das tendências de mercado

Não tem como fugir: a inovação é parte fundamental da atuação do contador atualmente. Não acompanhá-la significa deixar de evoluir ou até mesmo se tornar obsoleto. Dessa forma, não só é imprescindível ter a tecnologia como uma aliada, como também se manter atualizado sobre as novidades que cercam o universo tributário.

Tenha em mente que as empresas dão preferência para o profissional que demonstra interesse e vontade de aprender, bem como de estar sempre a par daquilo que pode ser aplicado estrategicamente em sua atuação, — melhorando, consequentemente, os resultados corporativos. Sendo assim, não pare no básico. Aqui, a educação continuada entra novamente como uma ótima forma de colocar tudo isso em prática.

Aprenda mais línguas além do inglês

Não é segredo algum que o inglês é a língua universal dos negócios. Com a integração e proximidade entre as organizações proporcionadas pela globalização, a internacionalização da marca se tornou uma realidade para várias empresas. Isso mostra que a atuação do profissional de contabilidade não tem fronteiras e que ele provavelmente estará em contato com estrangeiros, a depender da sua área.

No entanto, é interessante sempre ir além e apostar no aprendizado de mais idiomas para se diferenciar e abrir mais portas ao longo de sua trajetória profissional. O espanhol, o mandarim e até mesmo o japonês estão entre as línguas mais faladas no mundo. Que tal se arriscar? Lembre-se de que o conhecimento nunca é demais.

Desenvolva habilidades comportamentais

Para que sua atuação profissional seja ainda mais satisfatória, é interessante que o contador desenvolva certas habilidades pessoais. Esses traços comportamentais estão no radar das empresas justamente porque tendem a fazer parte do perfil de colaboradores altamente produtivos e competentes. Entre eles, podemos listar:

  • agir baseando-se na ética;
  • ter empatia;
  • saber ouvir;
  • demonstrar iniciativa;
  • ter comprometimento;
  • adaptar-se a diferentes ambientes;
  • apresentar boa comunicação;
  • saber trabalhar em equipe;
  • integrar setores.

Pronto! Agora você já tem em mãos as dicas que precisava para atuar com excelência na contabilidade tributária. Como foi possível perceber, se especializar na área faz toda a diferença para conquistar boas posições e se manter sempre a par das tendências aplicáveis ao dia a dia do contador.

Não perca tempo e dê esse próximo passo: invista em uma pós-graduação e trilhe a sua jornada rumo ao sucesso profissional! A DALMASS é uma escola de líderes, que poderá ajudá-lo a atingir o tão desejado objetivo!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *