Entenda como se tornar um bom profissional de contabilidade tributária

Assim como acontece com outras áreas, construir uma carreira na contabilidade tributária é algo que requer bastante foco e dedicação. Além de uma boa formação, é imprescindível se manter atualizado e a par das principais tendências de mercado. Por isso, contar com uma pós-graduação ou um MBA, — opção muito escolhida pelos contadores —, é também uma forma de ascender profissionalmente e se destacar em um cenário bastante competitivo.
Se você tem interesse em atuar na área, mas, antes, deseja saber como funciona a carreira de contador tributário e conhecer suas possibilidades de atuação, não se preocupe! A seguir, tiraremos todas as suas dúvidas e listaremos algumas dicas essenciais para você se tornar um bom profissional. Confira!
O que é contabilidade tributária?
De forma geral, a contabilidade tributária é um ramo das ciências contábeis especializado em produzir conhecimentos sistemáticos por meio do processamento e aplicação de dados. Com isso, o negócio que buscou pelo auxílio do contador consegue obter insights e informações valiosas, as quais servem de base para tomadas de decisão mais acertadas por parte dos gestores.
Além disso, a contabilidade tributária também envolve o conjunto de informações referentes às obrigações fiscais de uma organização, tendo como norte a legislação de cada país. Lembre-se de que qualquer empreendimento, — desde os pequenos e médios negócios até as gigantes multinacionais —, tem seus encargos quanto à lei, sempre cobrados reiteradamente pela Receita Federal.
Desse modo, contar com o auxílio de um profissional capacitado na área é fundamental para que a empresa esteja a par de seus direitos e deveres do âmbito fiscal. Isso evita problemas que possam afetar o seu bom funcionamento.
Quais são as funções do contador tributário?
Dentre as atividades exercidas pelo contador que trabalha com tributos podemos listar as seguintes:
- analisar e compreender as operações das companhias de modo a identificar os tributos devidos por elas, a exemplo de impostos como o IPI, IRPJ, CSLL e ISSQN;
- identificar a legislação aplicável à empresa, bem como analisá-la e interpretá-la, entendendo, assim, quais operações podem conceder direto ao crédito, em quais situações são cabíveis isenções etc;
- prestar os devidos esclarecimentos aos gestores sobre as questões levantadas anteriormente;
- cuidar das rotinas de cumprimento das obrigações tributárias;
- criar formas para que todos os objetivos empresariais sejam alcançados por meio do gerenciamento eficaz de seus tributos, bem como dos recursos financeiros, humanos e materiais;
- reconhecer alternativas lícitas para reduzir o ônus tributário;
- representar o contribuinte, ou seja, a empresa, junto aos órgãos fiscais competentes, atuando nas questões administrativas, entre outras.
Como é o mercado dessa área?
O controle dos tributos é uma atividade vital para qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Por isso, é possível afirmar que o mercado para o profissional da contabilidade tributária apresenta boa demanda, já que ele é peça-chave para garantir a boa execução das estratégias empresariais, auxiliando-as também a economizar e atuar sem riscos.
Vários são os cargos que o contador pode seguir na área tributária, como consultor em planejamento tributário, gerente tributário, advogado tributarista, controller, entre outros. No entanto, é sempre importante que ele se mantenha atualizado e renove seus conhecimentos constantemente, já que as alterações na legislação e os altos e baixos do mercado são desafios que marcam o dia a dia da profissão.
Como ser um bom profissional de contabilidade tributária?
Em um mercado tão competitivo, é importante buscar formas de se destacar, não é mesmo? Para isso, trouxemos algumas sugestões que o ajudarão a se tornar um bom profissional de contabilidade tributária. Confira!
Aposte na educação continuada
Parar na graduação, nos dias de hoje, significa estar sempre um passo atrás da concorrência. Afinal, o mercado está em busca de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para suprir suas demandas — e, em meio a esse cenário, aqueles que concluíram um curso de especialização, como uma pós-graduação ou MBA serão mais visados.
Cursando uma formação especializada em contabilidade tributária e investindo em conhecimento, o profissional só tem a ganhar. Isso porque ele estará devidamente capacitado, se manterá a par daquilo que está em alta na área, como veremos a seguir, contará com oportunidades estratégicas de networking e terá mais facilidade para alcançar bons cargos com remunerações satisfatórias.
Esteja sempre a par das tendências de mercado
Não tem como fugir: a inovação é parte fundamental da atuação do contador atualmente. Não acompanhá-la significa deixar de evoluir ou até mesmo se tornar obsoleto. Dessa forma, não só é imprescindível ter a tecnologia como uma aliada, como também se manter atualizado sobre as novidades que cercam o universo tributário.
Tenha em mente que as empresas dão preferência para o profissional que demonstra interesse e vontade de aprender, bem como de estar sempre a par daquilo que pode ser aplicado estrategicamente em sua atuação, — melhorando, consequentemente, os resultados corporativos. Sendo assim, não pare no básico. Aqui, a educação continuada entra novamente como uma ótima forma de colocar tudo isso em prática.
Aprenda mais línguas além do inglês
Não é segredo algum que o inglês é a língua universal dos negócios. Com a integração e proximidade entre as organizações proporcionadas pela globalização, a internacionalização da marca se tornou uma realidade para várias empresas. Isso mostra que a atuação do profissional de contabilidade não tem fronteiras e que ele provavelmente estará em contato com estrangeiros, a depender da sua área.
No entanto, é interessante sempre ir além e apostar no aprendizado de mais idiomas para se diferenciar e abrir mais portas ao longo de sua trajetória profissional. O espanhol, o mandarim e até mesmo o japonês estão entre as línguas mais faladas no mundo. Que tal se arriscar? Lembre-se de que o conhecimento nunca é demais.
Desenvolva habilidades comportamentais
Para que sua atuação profissional seja ainda mais satisfatória, é interessante que o contador desenvolva certas habilidades pessoais. Esses traços comportamentais estão no radar das empresas justamente porque tendem a fazer parte do perfil de colaboradores altamente produtivos e competentes. Entre eles, podemos listar:
- agir baseando-se na ética;
- ter empatia;
- saber ouvir;
- demonstrar iniciativa;
- ter comprometimento;
- adaptar-se a diferentes ambientes;
- apresentar boa comunicação;
- saber trabalhar em equipe;
- integrar setores.
Pronto! Agora você já tem em mãos as dicas que precisava para atuar com excelência na contabilidade tributária. Como foi possível perceber, se especializar na área faz toda a diferença para conquistar boas posições e se manter sempre a par das tendências aplicáveis ao dia a dia do contador.
Não perca tempo e dê esse próximo passo: invista em uma pós-graduação e trilhe a sua jornada rumo ao sucesso profissional! A DALMASS é uma escola de líderes, que poderá ajudá-lo a atingir o tão desejado objetivo!