Dicas para um plano de estudo perfeito

Dicas para um plano de estudo perfeito

O sonho de ter uma especialização, um mestrado, de passar em um concurso público ou passar no teste de proficiência pode ser deixado de lado por falta de planejamento adequado.

Por esse motivo, um plano de aprendizado bem estruturado e realista é uma das ferramentas mais importantes.

Mas você já sabe o que precisa fazer para desenvolver um plano de estudos perfeito? Existem vários pontos nesse plano que merecem atenção. Formular um plano de estudo organizado é muito importante e necessário para desenvolver novos hábitos de aprendizado e melhorar o seu desempenho.

Neste artigo, ajudaremos você com super dicas sobre como criar um cronograma e organizar tudo o que você precisa aprender. Confira!

1.Defina a sua rotina de estudos

A primeira coisa que você precisa fazer para se organizar é definir uma rotina de aprendizado. Identifique seus compromissos e veja quando você tem tempo livre no seu calendário.

Se sua rotina é um pouco bagunçada, é hora de “organizar sua casa” e adiar tudo. Também é importante calcular o tempo gasto em outras atividades, como aulas, refeições e deslocações. Então programe-se!

Além de especificar a atividade, insira quanto tempo leva para concluir cada tarefa. Faça isso todos os dias da semana.

No final, tente determinar quais tarefas demoram mais que o necessário, bem como as coisas que você pode deixar de lado para se dedicar aos seus estudos.

Por exemplo, se você tiver uma pausa para o almoço, poderá passar trinta minutos para uma revisão rápida ou ler o texto

Depois de liberar o tempo por uma semana, você saberá quantas horas por dia você pode estudar.

Tá na hora de descobrir o que você pode fazer durante esse período, isso ajudará a determinar sua produtividade diária e a organizar seu plano de estudo.

2.Organize seu ambiente de estudos

Para obter um bom desempenho, você precisa organizar não apenas uma rotina, mas também um ambiente em que dedica seu tempo ao aprendizado. Sem ler e resumir todos os dias em um só lugar. 

Separe o sofá e a cama e crie um local permanente para estudar, onde você encontrará todos os materiais necessários: livros, materiais informativos, cadernos, cadernos, resumos anteriores. 

É importante que o local do teste esteja limpo e arrumado. Se possível, mantenha-o longe de distrações. Deixe o computador, a TV e o celular por outro tempo. 😉

O espaço deve ter as seguintes características principais:

✅O mais silencioso possível

✅Uma mesa confortável;

✅Possuir conexão com a Internet (mas sem rede social, tudo bem?);

✅Ter todo o material necessário para estudar;

✅Ter boa iluminação e ventilação.

Outra ótima dica para se concentrar em sua pesquisa é garantir que você tenha todos os materiais disponíveis para aproveitar ao máximo sua pesquisa, como lápis, canetas, marcadores ou livros.

É uma boa ideia também deixar uma garrafa de água por perto para não parar tudo quando estiver com sede. Lembre-se de que você deve evitar qualquer interferência, tanto quanto possível.

3. Estabeleça Metas

Para medir os resultados do plano de estudos, não há nada melhor do que criar metas de desempenho, certo? Você pode definir uma série de parâmetros a serem alcançados por dia, semana e mês.

Dentro de um dia, você pode configurar várias páginas do seu material para ler, reler e corrigir. Durante a semana, faça um resumo dos tópicos mais importantes que você estudou.

Todo mês, considere a necessidade de responder a pelo menos 80% dos simulados, resoluções de questões.

É importante ter indicadores de desempenho para ver como você está se saindo. Além disso, é uma maneira de avaliar o que pode ser modificado para obter bons resultados.

Para permanecer firme e forte em seu plano de estudo, você precisa avaliar seu progresso. Dessa forma, você pode verificar sua evolução e ser capaz de identificar os principais obstáculos.

Mas no final, quais pontos você pode medir?

Existem várias opções, como: quantos tópicos do cronograma foram concluídos com sucesso, quantas perguntas você respondeu corretamente em cada tópico dos simulados, etc.

Atingir objetivos é sempre uma motivação adicional para aprender e é um ótimo termômetro para medir o nível de conhecimento nas disciplinas estudadas.

4. Planeje eventos imprevistos!

Na medida em que você se organiza, algumas situações podem ficar fora de controle. Não se preocupe! Existem eventos imprevistos e você precisa estar preparado para eles. Para fazer isso, dedique algum tempo todos os dias para compensar eventos inesperados. Sempre planeje a próxima semana, alocando uma hora na última sexta-feira para atualizar a programação, se desejar fazer alterações.

5. Tenha um tempo para descansar e relaxar

Se você acha importante estudar, lembre-se de que deve respeitar seu corpo e sua mente. Reserve um tempo e adicione tempo à sua programação para descanso e relaxamento. 

Planeje bem o final de semana para você descansar.