Demanda no mercado de trabalho – Peritos

Demanda no mercado de trabalho – Peritos

Em um país que tanto o número de crimes quanto as situações de violência crescem a cada ano, a carência de profissionais qualificados para atuação no mercado de trabalho de Investigação Forense e Perícia Criminal está cada dia maior.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2020 houve um aumento de 5% nos casos de mortes violentas em relação ao ano anterior e, em grande parte dos estados a taxa de homicídios solucionados não chega a 10% dos casos, um número extremamente baixo deixando ainda mais evidente a defasagem de profissionais no mercado. Além de crimes violentos, os peritos são responsáveis por auxiliar a justiça na elucidação de crimes em qualquer âmbito (seja ele criminal ou penal), tornando-se uma atividade indispensável durante o processo judicial.  

Por se tratar de um meio multidisciplinar proporciona vários campos de atuação como: órgãos públicos (através de concursos), empresas particulares, centros de pesquisa, escritórios especializados e instituições de ensino. Segundo a Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF), somente no contexto de crime de ordem específica da polícia federal existem 14 áreas de atuação em perícia criminal são elas:

  • Perícias de Meio Ambiente – realização de exames e produção de laudos periciais em crimes que envolvem a fauna, flora, poluição, extração mineral, invasão de áreas protegidas, avaliação de impacto ao meio ambiente, etc.
  • Perícias de Medicina e Odontologia Forense – realizadas em casos de crimes contra a integridade física da pessoa, com foco na caracterização da materialidade dos delitos, realização de exames de corpos de pessoas vivas e/ou mortas, ou análise de documentação médica.
  • Perícias em Locais de Crime – os peritos atendem locais que envolvam os mais diversos tipos de crimes; necessário que o local seja isolado, fotografado, analisado, realizada a coleta de vestígios para análise em laboratório.
  • Perícias de Química Forense – análise, caracterização e desenvolvimento de novas metodologias de exames em drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis, a fim de identificar as substâncias presentes, quantidade, princípio ativo e licitude da substância.
  • Perícias de Engenharia – análise de casos de grande diversidade, superfaturamento de licitações, financiamentos e contratos de obras, desvio de verbas em obras públicas, avaliações de imóveis urbanos e rurais, acidentes aéreos e até mesmo análises em obras de arte.
  • Perícia Contábil e Financeira – análise e exames financeiros de extratos e documentos provenientes de quebra de sigilo bancário e fiscal, com o objetivo de verificar possíveis incompatibilidades e crimes financeiros como crime do colarinho branco, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas entre outros.
  • Perícias em Genética Forense – análises de identificação genética em humanos, animais e vegetais, identificação da origem do material biológico questionado deixado no local de crime.
  • Perícias Documentoscópicas – por meio de exames, comparações e análises científicas em documentos, esclarecer a autenticidade do material recolhido, para revelar os processos e métodos utilizados nas falsificações de papéis e assinaturas.
  • Perícias em bombas e explosivos – atendimento a qualquer ocorrência de ameaça de bomba em propriedade pública ou privada, varreduras de segurança, perícias de pós-explosão e o planejamento da segurança antibomba em grandes eventos nacionais e internacionais.
  • Perícias sobre o Patrimônio Cultural – realização de exames em imóveis ou móveis, como edificações, peças e até mesmo sítios históricos ou arqueológicos ameaçados pela ação criminosa, verificação de autenticidade, avaliação de danos e no caso de bens artísticos, a avaliação de mercado.
  • Perícias em Informática – solução de crimes que utilizam a Internet e outros recursos informatizados, com base em exames minuciosos como análises em local de crime na Internet e mídias de armazenamento, rastreamento de mensagens eletrônicas, identificação e localização de internautas e sites ilegais.
  • Perícias em Balística – confirmação de prova da ocorrência de um crime, em que o objeto principal é uma arma de fogo, realização de exames completos em armas e munições, identificação de armas e revelação de caracteres de registro que foram adulterados e suprimidos por criminosos.
  • Perícias em Veículos – exames realizados em veículos ligados a ocorrências criminosas, busca por alterações no mesmo, identificação de compartimentos preparados com o fim de ocultar itens ou mercadorias e análise de estrutura.
  • Perícias em Audiovisual e Eletrônicos – realização de exames para identificação da “autenticidade” de imagens estáticas, gravações em áudio e vídeo, apurar presença de montagens, trucagens, supressões e outras alterações de caráter fraudulento.

Existem ainda outras áreas de perícia que não apenas as citadas acima, mostrando mais uma vez o vasto campo de atuação em que o profissional de perícia pode atuar, sendo assim uma área bastante promissora.