Conhecendo o Módulo: Fundamentos de Computação Forense

Conhecendo o Módulo: Fundamentos de Computação Forense

Em pleno Século XXI, é indiscutível a necessidade da tecnologia para todos os tipos de profissão, inclusive no dia a dia de qualquer pessoa.

Difícil, e quase raro, é encontrar uma pessoa hoje em dia que não está conectado à internet, seja por smartphones, tabletes, computadores, dentre outros.

Entretanto, com o aumento vertiginoso na utilização destas tecnologias, também crescem os crimes praticados neste meio, seja ele como meio ou mesmo como fim do fato criminoso.

Do aumento do uso das tecnologias no dia a dia, aumentou-se também a demanda por pessoas que conheçam de forma mais aprofundada do assunto, especialmente para se proteger e investigar quando um crime ocorre de forma digital, não por meios físicos como se costuma vez no século passado.

Nesse sentido entra o módulo de Fundamentos de Computação Forense, o qual capacita o aluno a entender os fundamentos básicos de uma investigação, conceitos básicos e avançados envolvendo a computação forense e, principalmente, tudo sendo feito na prática.

O início das atividades começa com um nivelamento da turma, demonstrando na teoria e prática dos fundamentos de arquivos de sistemas, o mundo da internet, o que seriam as redes de computadores e como estão organizados e interligados estes assuntos. 

Nada mais justo, aqui neste momento, que todos saibam também sobre o que se investiga na computação forense, que é onde entra os conceitos da legislação pertinente e atualizada.

Após esta imersão de conteúdo, parte-se para a análise forense de sistemas, como proteger um vestígio digital e garantir sua integridade, tudo embasado em uma cadeia de custódia e, aqui, novamente, com a utilização da prática.

O módulo é repleto de prática, que é, nesta visão, o que faz o aluno ir além no mercado.

Cabe ressaltar que é apresentado para a turma uma ferramenta poderosíssima que garante com que os vestígios sejam preservados, bem como analisados de forma detalhista. 

Por fim, e não menos importante, parte-se para a análise e exames em locais de internet, trabalhando com fontes abertas e levantamento de informações para investigações, bem como outras técnicas específicas neste tipo de exame, tudo para garantir a maior imersão no assunto e de forma bastante prática. 

Com tudo isso, o aluno sai capacitado para utilizar suas habilidades baseado nos fundamentos da computação forense.

Walker Duarte – Perito Criminal & Professor DALMASS