Saiba tudo sobre o módulo: Elaboração de Documentos e Entrevista Devolutiva

Saiba tudo sobre o módulo: Elaboração de Documentos e Entrevista Devolutiva

O módulo compõem as formações em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia que são destinadas aos profissionais de Psicologia.

Com o advento da Resolução 006∕2019 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2019), as formas de compreender e redigir os documentos técnicos foram revisitadas. 

Nesse sentido, o módulo foi estruturado em quatro eixos: 

  • (I) os princípios norteadores da Resolução 006∕2019 (CFP, 2019); 
  • (II) as tipologias documentais; 
  • (III) a guarda dos documentos e 
  • (IV) entrevista devolutiva.

Os princípios norteadores, a saber: ética, técnica e linguagem técnica, são as bases para a construção do documento.

A primeira parte do módulo, discute a interdependência dessa tríade.

Sobre as tipologias documentais, temos: declaração neuropsicológica, atestado psicológico, parecer, neuropsicológico, laudo neuropsicológico, relatório neuropsicológico e relatório multidisciplinar.

A partir da Resolução 006∕2019 (CFP, 2019), foram organizados em documentos minimalistas e apoteóticos.

Os minimalistas são: a declaração neuropsicológica e o atestado psicológico. São assim denominados, em virtude de sua complexidade se resumir na construção “no pouco”. Os demais documentos são denominados apoteóticos, em face à complexidade de alguns de seus itens. 

Destaca-se que todos os documentos propostos pela Normativa 006∕2019 (CFP, 2019) serão construídos nas aulas práticas ao longo do módulo. O objetivo é demonstrar que essa escrita é possível e necessária. 

Sobre a validade desses documentos,  o tempo mínimo é de 5 anos, e pode ser estendido, quando o documento em questão, for arrolado em um processo judicial.

O último aspecto que será discutido é o da entrevista devolutiva. Nesse ponto da aula, a orientação se dá no sentido de garantir que a devolutiva cumpra os requisitos de autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ∕ equidade. 

Ao término do módulo, espera-se que o discente esteja apto a elaborar documentos nos mais diversos contextos.

Conheça a DALMASS

A DALMASS é uma escola de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Gestão, Psicologia, Perícias, Saúde, etc. 

Atenta às demandas profissionais do mercado a DALMASS tornou-se uma “Escola de Líderes” com 91% de satisfação dos seus alunos. 

É referência em cursos de especialização na Região Norte do País, em cidades como Belém e Santarém. Está presente também no Acre, Amapá, Minas e Goiás.

Sob a direção do professor Darwin Júnior, que atua no segmento de educação há cerca de 30 anos, a DALMASS é capaz de certificar e transformar pessoas pelo conhecimento oferecendo cursos com formação curricular inovadora.

Porque fazer DALMASS?

  • Carga  horária de 504 horas /aula (80% presenciais e 20% online); 
  • Módulos práticos;
  • Professores com experiência acadêmica e atuantes no mercado;
  • Parcerias e networking que geram resultados para seus alunos.

Clique aqui para conhecer a DALMASS

Conheça nossos cursos na área da Psicologia

Neuropsicologia:

A Neuropsicologia é uma das mais recentes disciplinas na Psicologia, reconhecida como especialidade da área pela Resolução Nº002/2004 do Conselho Federal de Psicologia. Isso quer dizer que a escassez de profissionais qualificados amplia o mercado de atuação.

O neuropsicólogo utiliza instrumentos padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades humanas e estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia.

O curso aborda temas como o estudo do sistema nervoso e a relação com o comportamento, processos psíquicos, assim como o uso e a aplicabilidade de testes e instrumentos para a avaliação neuropsicológica em diversos contextos.

Clique aqui para conhecer a Pós-Graduação de Neuropiscologia

Avaliação Psicológica

Com essa pós-graduação você terá conhecimentos técnicos e práticos específicos desenvolverá habilidades para atuar na área da Avaliação Psicológica. 

Se você deseja ser um profissional que consiga avaliar psicologicamente, saiba que o curso será um diferencial, especialmente para graduados no curso de Psicologia que pretendem atuar na área organizacional; em clínicas; nas áreas de avaliação  e elaboração de laudos para candidatos à carteira de habilitação (CNH), à vagas de concursos públicos e requerentes ao porte de arma de fogo.

Fale com um de nossos Consultores

Clique aqui para conhecer a Pós-Graduação em Avaliação Psicológica