Comunicação no trabalho em equipe: entenda a importância

Comunicação no trabalho em equipe: entenda a importância

Um profissional pode ser proativo, competente e saber muito a respeito do seu trabalho, mas se não souber se comunicar de forma positiva terá muita dificuldade em crescer.

E quando falamos de equipe, não é diferente! É de extrema importância que todos consigam expressar suas ideias, manter um diálogo e estar informados das mudanças que ocorrem na empresa.

Uma boa comunicação é tanto saber se expressar em uma conversa informal com o colega ou fazer um pedido direto ao superior, como falar em reuniões, palestras, ou por meio de mensagens, e-mails e memorandos. O mais importante é conseguir saber se expressar de maneira clara e coesa, e assim, passar adiante informações, conhecimento e ideias com eficácia. 

Por que a comunicação é importante no local de trabalho?

Quando a empresa possui uma boa liderança, a ideia é que todos os colaboradores sejam incentivados a falar e ouvir. Tudo isso faz parte de um bom relacionamento, facilitando a conversa entre os funcionários e os administradores.

Um líder, principalmente, precisa desenvolver a comunicação de várias formas para facilitar o entendimento da equipe, e assim, trazer melhores resultados no trabalho.

Veja abaixo algumas vantagens que aparecerão na equipe quando a liderança souber se comunicar de maneira eficiente:

  • Será mais fácil transmitir as ideias para que os colaboradores possam reproduzir o trabalho explicado;
  • A palestra motivacional é uma da melhores formas de dar incentivo a equipe, e com clareza na comunicação os resultados serão infinitamente melhores;
  • Se todos souberem se comunicar, a equipe se sentirá a vontade de falar, propor ideias de produtos, serviço e atendimento;
  • Desentendimentos são evitados quando as pessoas são claras, não fazem fofoca, tem boas relações com os colegas de trabalho e chefia;
  • A apresentação de um projeto será melhor sucedida;
  • Vendas são feitas na base do convencimento, por isso é importante saber expressar as vantagens de um determinado serviço ou produto;
  • O feedback é a melhor forma de dizer ao funcionário quais os pontos positivos do trabalho e quais precisam ser modificados.

8 Dicas para ter boa comunicação com a equipe

A tecnologia está presente em tudo que fazemos, e as conversas acabam sendo feitas por meio de redes sociais, mensagens e e-mails. Mas é importante desenvolver a comunicação tanto de forma virtual como oral, assim você poderá ser ouvido e conseguirá expressar o que pensa em qualquer lugar.

Não é diferente no local de trabalho, por isso veja abaixo algumas 8 dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho

  • Nem sempre o que você diz é o que será ouvido:
    Seja por falta de entendimento ou pelo colega não ter escutado direito, algumas vezes o que você quis dizer não foi o que o outro absorveu. Por isso a importância de ser claro. Uma boa dica é acabar sua fala com uma pergunta para saber o que o outro acha do que foi dito;
  • Escolha o melhor canal para se comunicar:
    Nem sempre a equipe está trabalhando no mesmo local, por isso é importante saber o canal que todos acessam com mais frequência para que recebam a mensagem de forma mais rápida. 
  • Mídias também ajudam:
    Quando for fazer uma apresentação ou palestra de motivação, por exemplo, vale usar imagens, músicas, vídeos. As vezes as sensações e imagens valem mais do que mil palavras.
  • Saiba quando falar e quando parar:
    Falar na hora errada ou falar sem parar podem atrapalhar muito uma conversa ou reunião importante. Você precisa saber reconhecer o momento certo de falar e o que falar. Não é constrangedor quando alguém interrompe uma conversa com um assunto completamente diferente? 
  • Existem diferentes tipos de discurso:
    Saber usar o tipo de discurso correto para cada ocasião faz parte de uma boa comunicação. Imagina participar de uma reunião cheio de gírias? Ou fazer um discurso motivacional com vários termos técnicos? Cada tipo de fala tem seu local mais apropriado!
  • Seja direto e não enrole:
    Para passar uma informação de forma mais assertiva é importante que você não enrole. Seja direto, diga o que precisa e dê suas opiniões, dessa maneira seu discurso será mais eficaz na hora de informar mudanças, contratações, regras e outros assuntos importantes.
  • Evite reuniões longas demais
    Reuniões ou discursos intermináveis podem fazer com que os ouvintes comecem a dispersar a atenção. Assim, nem tudo que você falou será absorvido. Tente organizar a reunião com hora para começar e para terminar, e com uma pauta clara para evitar delongas.
  • Para comunicação por escrito:
    Quando a ideia é passar a informação de forma escrita, seja por mensagens ou memorandos, é importante escrever com clareza e com uma linguagem apropriada para quem irá receber o texto.

Como fazer a comunicação dentro da empresa?

A comunicação dentro da empresa é como um marketing interno, e chamamos isso de endomarketing. O endomarketing nada mais é do que a estratégia de marketing institucional voltada para as ações na empresa. 

A ideia do endomarketing é focada nos colaboradores e na percepção que eles tem da empresa. É ele que tem como papel transmitir os valores, missão, visão, mas também é o responsável por ajudar a deixar todos os colaboradores por dentro das mudanças de planejamento, ações, estratégias e etc.

A comunicação no local de trabalho pode ser feita tanto de forma oral, como de forma escrita. A oral pode ser feita por meio de treinamentos, palestras, reuniões, convenções, eventos corporativos, festas e etc. 

Já a comunicação por escrito, pode ser tanto por meio de memorandos como com o auxílio da tecnologia. Existem dezenas de formas de manter todos os funcionários informados dentro da companhia, como por exemplo:

  • Jornal interno da empresa;
  • Mural de recados;
  • Newsletter (ou e-mail);
  • Grupo em aplicativo de mensagens;
  • Intranet (serve como comunicação interna de uma empresa);
  • Sistemas e softwares de informação de gestão
  • Boletim impresso
  • Revista, jornal ou boletim virtual

O mais importante é que todos possam ter acesso e se mantenham por dentro de todas as novidades e mudanças da empresa.