fbpx

Como uma pós-graduação pode me ajudar na recolocação profissional?

Como uma pós-graduação pode me ajudar na recolocação profissional?

Como uma pós-graduação pode me ajudar na recolocação profissional?

Se você busca por recolocação profissional sabe que o mundo corporativo está cada vez mais competitivo e exigente. Todos sabemos que não basta ter apenas um diploma de graduação ainda mais quando você não tem muita experiência na área desejada.

É preciso ter um diferencial para se posicionar no mercado de trabalho. Se você quer conquistar maior destaque e oportunidades na carreira, uma boa alternativa é investir em uma pós-graduação para maior qualificação profissional a fim de se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos e habilidades.

Quer saber como uma pós-graduação pode ajudar na recolocação profissional? Continue acompanhando!

Por que uma pós-graduação é valorizada pelo mercado?

Como falamos, as organizações têm buscado profissionais versáteis, alinhados às tendências de mercado, que se mantêm sempre atualizados para aplicar visões estratégicas ao negócio. Por isso, um dos diferenciais é a determinação do profissional em agregar mais qualificações e experiências ao currículo.

A graduação é fundamental, mas, na maioria dos casos, ela não prepara o aluno para a prática profissional. É comum diversos recém-formados terem dificuldades de se estabilizarem na carreira exatamente por esse motivo.

O que acontece é que a graduação dá ao aluno uma formação generalista e quando se forma não tem o conhecimento necessário ao campo de atuação. Muitas vezes, esse fator gera até mesmo uma frustração naquelas pessoas que desejam trabalhar na sua área de atuação, mas não conseguem oportunidades pela falta de experiência e conhecimento prático necessários ao cargo.

O que fazer então? Ficar estagnado provavelmente não vai render oportunidades de recolocação profissional. Assim, uma pós-graduação pode auxiliá-lo já que, quando você escolhe uma, as aulas são mais práticas e voltadas para os desafios e à realidade do mercado de trabalho.

Como uma pós-graduação pode ajudar no desenvolvimento profissional?

Além de abranger mais a realidade do mercado, a pós-graduação conta com várias vantagens que podem ajudar a sair na frente de outros candidatos na hora de buscar a recolocação profissional.

Diferencial no currículo

Os cursos de pós-graduação, além de complementarem seus conhecimentos básicos adquiridos na graduação abrem portas no mercado de trabalho, já que a maior demanda dos recrutadores e empresas é por profissionais mais qualificados e especializados.

Além disso, quando você investe em novos cursos, o profissional de RH vai entender que você é o tipo de profissional determinado, que busca sempre por novos conhecimentos e não fica estagnado. Essas características são muito valorizadas pela maior parte das organizações.

Atualização e evolução constantes

Mesmo depois de ingressar no mundo empresarial, ferramentas e processos de trabalho continuam mudando em consonância com os avanços tecnológicos, alcançados pela sociedade em uma velocidade cada vez mais rápida.

É aqui que entra a importância dos estudos: se você quiser manter a empregabilidade e avançar na carreira, é preciso estar sempre atualizado.

Com a pós-graduação, além de se aprofundar em uma área de interesse, o ambiente da especialização é favorável ao surgimento de novas ideias e iniciativas de empreendedorismo a partir do contato com outros profissionais.

Networking

Muitas das vagas ofertadas pelas empresas não são nem mesmo divulgadas ao público em geral. É cada vez mais comum o preenchimento de vagas por indicação. Sendo assim, essa é uma das grandes vantagens da pós-graduação, já que coloca você em contato com pessoas que podem ser úteis para a sua carreira.

Colegas que já estão mais estabilizados no mercado e cursando a pós como forma de atualização e até mesmo seus professores. A interação constante com pessoas da área de atuação — o famoso networking — aumenta sua rede de contatos, o que poderá levar a uma indicação para uma nova vaga no futuro.

Mesmo que você não consiga exatamente uma indicação o contato com outros profissionais, com novos relacionamentos e trocas de ideias, com certeza, é um fator motivacional que fará bastante diferença na hora de buscar por novas oportunidades.

Como escolher a melhor pós-graduação?

Se o seu objetivo é mesmo conseguir um diferencial de mercado, é fundamental prestar muita atenção à escolha da instituição de pós-graduação. Esqueça aquelas muito voltadas à pesquisa e carreira acadêmica. Além disso, é importante observar alguns pontos. Confira!

Ensino Presencial

Ainda que a tecnologia esteja cada vez mais presente e a EAD seja uma tendência, se você busca a pós-graduação como maneira de se destacar e se preparar para a prática profissional a melhor solução é investir em um curso presencial.

Além do networking, com um curso presencial, você tem possibilidades de debates mais ricos e embasados, além de conhecer diferentes pontos de vista sob um mesmo assunto, o que o torna mais preparado para discussões do mercado.

Prática de Mercado

Outro ponto essencial: o ideal é escolher uma instituição que priorize a prática em sala de aula, com atividades simuladas, visitas, dias de campo etc. Assim, o aluno que não tem experiência já consegue adquirir conhecimento e treinar novas habilidades durante as aulas.

Pesquise também se a instituição tem parcerias com associações, entidades de classe, empresários regionais e formadores de opinião. Isso pode contar muito como diferencial para o seu currículo e sua formação!

Valorize o aluno

O setor de educação vai muito além de uma simples prestação de serviço e não deve ser visto como uma transação comercial qualquer. Por isso, busque por uma instituição que valorize o aluno e que entenda que um professor tem apenas uma missão principal: educar e preparar o estudante para os desafios que enfrentará na prática.

Corpo docente e grade curricular

É importante pesquisar também a qualidade do corpo docente. Verifique se são profissionais com experiência de mercado, se aqueles professores e coordenadores são referências nas respectivas áreas de atuação.

Além disso, vale a pena dar uma olhada nos materiais didáticos utilizados e também pesquisar a grade curricular: as matérias são práticas? A ementa está de acordo com as habilidades procuradas pelo mercado? Todos esses fatores são de suma importância na hora de escolher a melhor instituição de pós-graduação, por isso fique atento, combinado?

Como você pôde perceber, uma pós-graduação pode ser uma ótima alternativa para você que deseja se desenvolver na carreira e conseguir uma boa recolocação profissional.

Agora, que tal compartilhar o post nas redes sociais e ajudar seus amigos que estão passando pela mesma situação?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posso ajudar?