Como encontrar tempo para os estudos

Como encontrar tempo para os estudos

Se você deseja avançar em sua carreira, precisa saber que investir em suas habilidades são uma ótima saída de aproveitar as melhores oportunidades. No entanto, a rotina de aprender novos conhecimentos requer uma boa gestão de tempo. 

O detalhe é que esse hábito de trabalhar e estudar, sem dúvida, representa um desafio para a vida de muitas pessoas. Quem já trabalha geralmente está sempre muito ocupado.

Portanto, é importante saber como se organizar para encontrar espaço na agenda e continuar aprendendo. 

Gostaria de saber como se organizar para os estudos? Confira o post abaixo e veja algumas dicas incríveis!

Analise sua rotina

Obviamente, conciliar trabalho e estudo não é fácil. É por esse motivo que muitos desistem de várias atribuições ao longo do caminho.

Sabe-se agora que é realmente possível superar o desafio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Para isso, é necessário reorganizar as rotinas e mudar certos hábitos.

Uma coisa é fato: um dos maiores obstáculos para conseguir mais tempo para os estudos é a falta de habilidades de gestão do tempo. 

É ideal analisar toda a sua rotina e entender quais tarefas você precisa executar, quanto tempo você tem para cada uma e o que deve fazer para concluir tudo.

Ver isso com mais clareza pode tornar sua vida muito mais fácil e produtiva.

Quais são suas prioridades?

Depois de entender melhor sua rotina e  definir quais atividades ocupam seu tempo, pode ser necessário definir algumas prioridades.

Afinal, você quase não tem tempo para fazer tudo, mas qual é a atividade que você quer priorizar?

Para fazer isso, considere a parte mais importante da sua vida. Por exemplo, algumas pessoas se concentram em passar em concurso público, enquanto outras se concentram em aprender para progredir em suas carreiras. Só você pode definir qual será sua prioridade.

De fato, vale lembrar que você deve considerar aspectos profissionais e pessoais ao definir suas prioridades. 

Não esqueça que sua felicidade também é importante. Portanto, não negligencie sua própria saúde física e mental.

Considere a importância de atividades como se encontrar regularmente com amigos, incluindo exercícios físicos regulares e intervalos, e por que não um cineminha?

Está na hora de fazer um planejamento

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo, parece loucura, não é mesmo? No entanto, para que tudo corra bem, você precisará adquirir o hábito do planejamento. 

Parar tudo o que você está fazendo e planejar suas rotinas em detalhes parece uma perda de tempo, mas ajudará no futuro.

Para fazer esse planejamento, você pode usar uma agenda comum ou o Google Agenda. Se você optar pela primeira opção apenas verifique se ela está em um lugar que você possa ver com certa frequência.

Pense no que funciona melhor para você

Nosso cérebro funciona de maneira diferente. Existem três formas principais de aprendizado: auditivo, cinestésico e visual. Você pode nunca ter prestado atenção em qual método encaixa melhor para você, mas saiba que isso é muito importante.

A base de um plano de estudo eficaz é saber em que horário ou turno você é o melhor. Muitas pessoas podem se concentrar apenas no amanhecer, enquanto outras conseguem melhores resultados à noite. 

Se você se sentir sonolento cedo demais, forçar você a estudar todas as noites, ou se você não entender nada, não faz sentido ficar relutando contra o sono e para ter mais concentração nessas horas. Isso só vai fazer você perder o tempo que não tem!

E nem tente aprender quando estiver cansado. Nessas horas, nosso cérebro não está funcionando corretamente ou não está armazenando informações como deveria. O material está à sua frente, mas a única coisa que você vê é a sua cama chamando por você.

Portanto, tente descansar bem antes de começar. Não estou falando de 10 horas de descanso. Tudo isso tem que ser muito bem dosado.

Pro seu plano funcionar corretamente, você deve criar rotinas que se adequem à sua realidade. Se você seguir um plano de um amigo, provavelmente, não vai dar certo e isso pode te deixar bastante frustrado. O que quero dizer é: encontre seu próprio ritmo e siga-o.

Ache seu local de estudos

Você conhece algo que pode dificultar muito a sua gestão de tempo?

Por exemplo, não ter espaço adequado para estudar. Assim, você perde tempo todos os dias organizando um local, encontrando seus materiais e, limpando sua mesa.

É nesse local que você pode aprender, estudar, praticar e se preparar para os estudos. 

O seu ambiente de estudo está ajudando ou atrapalhando você? 

Muitos estudantes pensam que qualquer lugar é uma boa opção para estudar. Saber escolher e organizar o seu local de estudos afeta diretamente a qualidade do aprendizado.

Portanto, tente encontrar um espaço limpo, iluminado, arejado e silencioso.

Evitar distrações durante o estudo é outra dica importante, para que você possa aproveitar ao máximo seu tempo.

Normalmente, lugares barulhentos, com distrações e pessoas conversando, ligando a TV ou falando ao celular, atraem nossa atenção. 

Uma biblioteca e uma sala de grupo podem ser uma boa opção, desde que sigam algumas regras e que isso não desperdice o seu tempo.

Se você estiver estudando em casa, procure mesas e cadeiras confortáveis ​​para melhorar seu desempenho, isso pode acabar afetando muito os seus estudos e aprendizagem.

Remova qualquer fonte de distração 

Não venha me dizer que quando você escuta aquela notificação não deseja saber o que estão falando com você. Isso é bem normal. 

O conselho que eu dou é: remova tudo o que possa te distrair no seu ambiente de estudo.

Coloque seu telefone no modo silencioso e deixe-o fora de vista, de preferência guardado numa gaveta trancada. Obviamente, a TV deve estar desligada. 

Saiba a hora de descansar

Ninguém merece ficar 6 horas estudando sem parar, isso é frenético. Você pode não ter pensado nisso ainda, mas outro fator que pode afetar seriamente a produtividade é a sua condição física e mental.

Muitas vezes, estamos tão focados em uma meta que acabamos esgotando os meios que usamos para alcançá-la.

Nem sempre é fácil equilibrar a vida profissional, acadêmica e pessoal

Se seu objetivo é estudar e ainda ter tempo para fazer outras coisas. Saiba que a Técnica Pomodoro pode te ajudar nessa jornada.

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 com a ideia de que dividir o fluxo de trabalho/estudo em várias partes para  aumentar a agilidade do cérebro e estimular a atenção.



Técnica Pomodoro – Foco nos estudos


Técnica Pomodoro

Geralmente, essa é uma técnica de gerenciar e otimizar o tempo. A técnica Pomodoro sugere dividir a viagem em intervalos de 25 minutos.

Durante esses períodos, uma determinada tarefa deve ser executada sem interrupção.

No final de cada ciclo, haverá uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos de 25 minutos, haverá uma pausa de 30 minutos.

Momentos de descanso e entretenimento são importantes para manter as habilidades emocionais e cognitivas. 

Técnica Pomodoro – Passo a Passo

Tenha metas alcançáveis

Definir metas pode ser uma grande ajuda na organização do tempo. Ao definir para onde ir, você pode entender melhor o caminho que deve seguir para alcançar seus objetivos estabelecidos. 

Separe os conteúdos de aprendizagem por módulos.

Depois disso, verifique quantas atividades você precisa realizar diariamente, semanalmente ou mensalmente para que o que você está estudando não se acumule.

Dessa forma, você pode ver tudo o que deseja e agendar um horário com base nos materiais que precisa aprender.

Conclusão

Às vezes pode parecer que a palavra “tempo” não existe, nossa rotina já é corrida o suficiente.

No entanto, quando o tempo não está sob controle, existem várias maneiras de lidar com sua agenda, para que você não abra mão de suas responsabilidades pessoais e profissionais.

Ter controle da sua rotina é fundamental para organizar seus compromissos e equilibrar seus estudos com as obrigações do trabalho.

O que você acha de definir agora suas prioridades e conseguir mais tempo para investir em um curso e agregar valor ao seu currículo.

Conheça nossas pós-graduações e escolha um curso que se encaixe nos seus objetivos profissionais. Faça o seu planejamento e consiga tempo para estudar.