Como conquistar clientes na Engenharia

Como conquistar clientes na Engenharia

Ao montar um empresa ou uma pequena construtora, muita gente começa com o famoso marketing boca a boca, seja por indicações de amigos, parentes ou de clientes que gostam de seu trabalho.

Para conquistar novos clientes é preciso prospectar e se atualizar, às vezes, esse processo pode ser lento. Para te ajudar, reunimos neste post algumas técnicas que poderão facilitar sua vida na hora de conseguir novos clientes para a sua construtora.

Antes de começarmos, é preciso que você entenda alguns conceitos de marketing importantes. Não gosta muito? Calma, que logo logo você estará familiarizado com esses termos. Vamos Lá?

  • Proposta de valor

De forma geral, a proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes.

A pergunta é muito simples: o que seu escritório de engenharia faz? Defina aqui o que você tem de melhor para oferecer ao seu cliente, seja um bom projeto, uma obra mais rápida ou serviço eficaz.

  • Branding e Posicionamento da Marca

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público.

Já o branding é como a marca será percebida no mercado, sendo diretamente relacionado à reputação da marca. Entre as atribuições da área, por exemplo, estão:

  • gestão da marca;
  • conhecimento de mercado
  • relações públicas;
  • identidade visual.
  • Personas

 Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto.Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.

Para criar sua persona você pode usar ferramentas como o Gerador de Persona.

  • Como postar nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente vitrine para divulgar os projetos, obras e serviços. Quer divulgar seu trabalho e ainda não sabe por onde começar? O investimento é muito baixo e as redes sociais são totalmente gratuitas, ou seja, você nem precisa pagar para iniciar a sua presença online.

  • Instagram: Com mais de 700 milhões de usuários, o Instagram hoje é uma das principais redes sociais. O feed do Instagram é visual e as postagens de conteúdo  podem ser diversas: projetos, reformas, maquetes eletrônicas podem render boas imagens e várias curtidas.
    •  Facebook: O Facebook é a rede social mais popular do Brasil. Um dos maiores benefícios da ferramenta é a análise de dados de todos os usuários do seu site e aplicativos. Com essa ferramenta é possível acompanhar o comportamento do seu cliente a partir de canais diversificados. O Facebook Analytics é uma ferramenta de análises que ajuda você a entender como as pessoas estão interagindo com sua empresa.
    • Linkedin: É a rede social voltada para relacionamentos profissionais. Quando falamos sobre como fazer networking, o Linkedin

é a rede social mais indicada. Já são mais de 30 milhões de usuários cadastrados no Brasil.

Mantenha um bom relacionamento com suas conexões e estar sempre presente na mente deles. Invista em vários formatos de conteúdo, pode ser um vídeo, um conteúdo interativo. Teste vários canais, diferentes redes sociais, até achar seu canal de comunicação ideal.

Agora, fique atento nas 5 dicas de Como conquistar clientes na engenharia civil.

1-Conheça a concorrência

O mercado da construção é competitivo e não faltam concorrentes para o público escolher com quem irá fechar a sua obra.

Você deve estar atento aos concorrentes específicos — aqueles que usam as mesmas palavras, as mesmas ofertas, oferecem o mesmo tipo de serviço. Experimente fazer uma lista deles com até dez empresas e organize em uma planilha.

2-Entenda seu cliente

Sempre procure entender a necessidade real do seu cliente, conheça o seu contexto e como ele usa o seu produto. Para fidelizar, o cliente é necessário  um bom atendimento.

Os primeiros contatos do cliente com o engenheiro são fundamentais. É neles que são dados os passos mais importantes para a definição do projeto.

Você já ouviu falar de briefing?

O briefing  é o seu maior banco de dados para a elaboração de um projeto ou obra. Pensando nesse segmento de negócio, um briefing deve ter:

  • Informações sobre o serviço e cliente
  • Perfil do cliente
  • Objetivos da empresa
  • Objetivos do cliente

A primeira impressão é a que fica!

Tenha em mente o que abordará em sua primeira reunião. É importante mostrar seus objetivos de maneira clara. Se atente em ter empatia nesse primeiro momento, saiba ouvir o que o cliente deseja. Lembre-se que não se trata só de obra, mas sim um sonho a se construir.

• Estruture a reunião: saiba conduzi-la

• Programe-se! agende com antecedência com o cliente e o principal: nada de atrasos.

• Ouça o seu cliente: é importante escutar todas as demandas, busque trazer soluções.

• Ajude o cliente a sonhar

• Crie uma experiência memorável durante a reunião: capriche no conteúdo.

3-Tenha um diferencial competitivo

Em um meio altamente competitivo, é necessário se destacar. Fazer um trabalho de qualidade às vezes não é o suficiente Antes de falar sobre o preço do seu serviço, foque em revisar todas as etapas e criar percepção de valor para o seu produto. Aqueles que não sabem divulgar seu trabalho apresentando valor agregado acabam ficando para trás.

4-Faça grandes parceiros

Conhece algum arquiteto? Por que não unirem forças e um dar apoio ao outro. Criar parcerias é o melhor jeito de maximizar seu esforço para conquistar novos clientes.Fornecedores também podem indicar grandes clientes, faça parceiras, permutas e tenha um bom relacionamento e networking.

A prática do networking é fundamental para todos os profissionais, independentemente do ramo de atuação. Criando e, acima de tudo, mantendo uma boa rede de contatos, o engenheiro pode usufruir de vantagens como expansão das oportunidades de carreira, troca de experiências e até mesmo possibilidade de formar parcerias de sucesso. No entanto, sabemos que, com a correria do dia a dia, nem sempre existe tempo disponível para estabelecer e fortalecer conexões.

Aqui, a pós-graduação em Engenharia entra como mais uma ferramenta vantajosa. Frequentar um curso de especialização fará com que você esteja em contato frequente com profissionais do mesmo ramo e de áreas afins, bem como com os professores e acadêmicos. Isso aumenta significativamente as possibilidades de montar uma network e potencializar os benefícios de ter uma boa rede de contatos.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis na área de Engenharia da DALMASS, clique aqui. 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *