Check-List: Como escolher a pós-graduação ideal para você?

Check-List: Como escolher a pós-graduação ideal para você?

A pós-graduação é um requisito para quem quer destacar no mercado de trabalho. A rotina de pós-graduação é super diferente do que a graduação, tanto na carga horá quanto em outros requisitos que fazem da pós-graduação um ótimo investimento para sua carreira.

Mas, antes de fazer este investimento, listamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu futuro profissional. Vamos lá?

Do mesmo modo que a graduação, cursar uma pós-graduação, exige uma rotina de compromisso que não resume só fazer provas, tirar xerox e entregar um monte de trabalho.

Para fazer uma pós, você tem que aproveitar cada momento para agregar na sua carreira.

Conheça agora algumas das modalidades de pós-graduação

Lato sensu

As pós-graduações do tipo lato sensu, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), têm a duração mínima de 360 horas (ou 18 meses) e não oferecem título de mestrado.

Em outras palavras, o aluno que terminar a formação recebe não um diploma, mas um certificado de conclusão amplamente valorizado e reconhecido pelo mercado de trabalho.

Elas correspondem aos cursos voltados para alguma especialização e são mais indicadas para aqueles profissionais que já trabalham, mas têm como objetivo adquirir e desenvolver habilidades específicas que podem ser utilizadas no dia a dia da profissão e até mesmo para outros fins, como para empreender.

 Além disso, são também bastante procuradas pelas pessoas que estão em busca de novas oportunidades e de uma recolocação no mercado de trabalho.

Por fim, para ingressar em uma pós-graduação do tipo lato sensu, é preciso ter concluído previamente alguma graduação, independentemente da área ou modalidade (presencial ou a distância).

Stricto sensu

Já as pós-graduações do tipo stricto sensu (ou sentido limitado, em português), correspondem aos cursos de mestrado, com duração média de 4 anos, e doutorado, que costumam durar 2 anos.

No entanto, é claro que isso vai depender diretamente de diversos fatores, como a dedicação do estudante, o cumprimento das disciplinas e créditos obrigatórios e o desenvolvimento da tese/dissertação.

Os alunos que optam pelas pós-graduações stricto sensu, de modo geral, são aqueles que querer seguir uma carreira acadêmica.

Entretanto, é também possível fazer um mestrado profissional, que corresponde à pós-graduação na modalidade, mas voltada para atuação no mercado de trabalho.

Ao final do curso, os alunos que se formam mestres ou doutores terão em mãos um diploma, ao contrário do certificado de conclusão oferecido pela pós-graduação lato sensu. Por fim, os alunos que ingressam na modalidade stricto sensu precisam, também, ter obrigatoriamente concluído uma graduação.

Como foi possível perceber, existem dois tipos de pós-graduação — cabendo a cada um optar pela lacto sensu ou stricto sensu, a depender de seus objetivos profissionais. Independentemente da modalidade escolhida, as vantagens de fazer uma especialização são inúmeras, promovendo, sobretudo, maiores possibilidades alavancar a carreira. Sendo assim, não hesite em dar esse passo rumo ao sucesso!

Especialização e pós-graduação são a mesma coisa? 

A resposta é não! Como mencionado no tópico anterior, “especialização” é um curso de pós-graduação conhecido como lato sensu. O foco está na aplicação do conhecimento no mercado de trabalho e na vida profissional do aluno.

Como encontrar os melhores cursos de pós-graduação

Primeiro, antes de iniciar um programa de pós-graduação, é ideal perguntar se é a hora certa.

Em outras palavras, você tem tempo para aprender e investir nisso?

Qualquer curso, não importa o tamanho da área, levará algum tempo. Portanto, lembre-se de que os estudos de pós-graduação serão uma pesquisa profissional aprofundada em sua área de especialização.

Portanto, você realmente precisa se concentrar em seus estudos. Antes de assumir um novo compromisso, você precisa analisar cuidadosamente todos os aspectos de sua vida e atividades diárias.

  •  Entenda sua área de atuação
  • Saiba quais são seus objetivos profissionais
  • Condições Financeiras

Escolha correta da empresa de pós-graduação

O que você quer da vida profissional? Para que lado você quer ir? O que o mercado em sua região indica? Se você tiver respostas para essas perguntas, poderá escolher o curso com mais segurança.

Em geral, os estudantes que optam por um mestrado ou até mesmo um doutorado são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja por meio do ensino ou do desenvolvimento de um projeto, pesquisas, etc.

No entanto, é importante saber que, por mais que tenha conhecimento de mercado, essa opção geralmente não é uma modalidade muito prática. 

O objetivo é promover a produção de mais conhecimentos teóricos, pesquisa e ensino. No entanto, se você deseja adquirir habilidades voltadas para atividades de mercado, é recomendável escolher os cursos Lato Sensu.

Esses cursos são a diferença que as empresas estão procurando. Quanto mais você se concentrar nos requisitos do mercado, melhor.

Como escolher o curso adequado?

Depois de conhecer seus objetivos e entender a área de atividade que você deseja seguir, é hora de escolher o curso. Faça um perfil de si mesmo e de sua profissão e pense no que você deseja trabalhar. 

Deseja trabalhar com pessoas e gerência da sua área? Ou você quer ser um especialista no que faz, por exemplo?

Existem cursos de aperfeiçoamento para todos os tipos de objetivos.

Considere também suas restrições financeiras, se você precisa trabalhar ou ficar perto de sua família.

Não faz sentido escolher um curso, se você tiver sérias limitações para aproveitar as oportunidades que surgirem. 

Antes de se inscrever em um curso, você deve conhecer melhor a empresa de pós-graduação, sua infraestrutura, seus pontos fortes e limitações.

Converse com alunos que atualmente estão concluindo um curso de pós-graduação, para ter uma certeza do que esperar. 

Qual é a duração mínima dos cursos de pós-graduação?

Tudo depende do tipo de qual pós-graduação que você deseja fazer. Por exemplo, se você escolher uma especialização Lato Sensu, os cursos terão uma duração mínima de 360 ​​horas. 

E o Stricto Sensu também pode variar. Um programa de mestrado tem um mínimo estimado de 18 meses e um máximo de 24 meses.

Para cursos de doutorado, a carga horária é mais longa, com um mínimo de 24 e um máximo de 42 meses.

Posso trabalhar em outras áreas após concluir um programa de pós-graduação? 

Sim! Você pode escolher um curso de pós-graduação que lhe interesse, independentemente de seu campo.

Obviamente, a aceitação do curso dependerá da instituição, afinal, possui autonomia que determina os critérios de aprovação no processo de seleção.

Com todo o conhecimento adquirido no curso, os profissionais poderão trabalhar em outras áreas.

Se você chegou até aqui, parabéns! Você está realmente interessado em mudar sua vida profissional.

Abaixo, um resumo com as etapas passo a passo para você escolher um curso de pós-graduação

  • 1. Determine quais são seus objetivos profissionais
  • 2. Escolha o tipo de curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) que melhor se adapte aos seus objetivos de carreira.
  • 3. Saiba quais são suas condições financeiras
  • 4.Escolha da empresa de pós-graduação

Compreender o lato sensu para estudantes de pós-graduação é o primeiro passo para pensar sobre o caminho que você deseja seguir.

Ah e organize sua rotina

É comum os alunos de pós-graduação achar que será apenas um final de semana por mês deixará disponível para estudar.

A rotina de um pós-graduando vai muito além de um final de semana, exige uma rotina de estudos, planejamento e dedicação para que as aulas deem resultados. 

Sobre a carga horária é fundamental saber antes mesmo de começar uma pós.

É importante checar o calendário e se adequar para que você consiga conciliar vida acadêmica com a profissional. 

Uma boa dica é separar um tempinho durante a semana para relembrar o que foi visto nos módulos.

Agora é hora de avaliar sua trajetória e pensar sobre o que você deseja alcançar – e como um desses cursos pode ajudá-lo. 

E, se você já fez isso, pode querer aprender mais sobre esta oportunidade. Não perca esta oportunidade: visite o site da DALMASS para encontrar a pós-graduação ideal para você.