Biomédico: um bom caminho para ser perito criminal

Biomédico: um bom  caminho para ser perito criminal

Você quer ser perito? Os profissionais biomédicos podem também se tornar peritos. Para atuar nos serviços de Perícia Criminal é necessária a aprovação em Concurso Público, composta por várias etapas, como prova escrita, prova de títulos (análise de currículo) e prova física. A formação do Perito Criminal será feita em curso específico, ministrado após a incorporação aos quadros do serviço público.

Candidatos que tenham especialização, mestrado e/ou doutorado, terão mais pontos na hora da prova de títulos e, consequentemente, subirá na classificação.

O que diz a regulamentação

Na resolução nº 78, no artigo nº 1 do Conselho Federal de Biomedicina, define como ato profissional do biomédico, atividades que envolvem perícia, diagnóstico e investigação. 

“Art. 1º – Definir o Ato Profissional do Biomédico, como todo procedimento técnico-profissional praticado por Biomédico, na área em que esteja legalmente habilitado/capacitado, a saber.

 § 1º – Atividades que envolvam procedimentos de apoio diagnóstico.

§ 2º – Atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino.

§ 3º – Atividades de pesquisa e investigação.”

O que faz o Biomédico Perito Criminal

Segundo a APCF(Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), o perito criminal federal é um policial do Departamento de Polícia Federal com conhecimentos técnicos e científicos a serviço da justiça. É um profissional especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova material, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados, na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada.

Conheças as principais áreas de perícia criminal federal:

Perícias em Genética Forense – As perícias em Genética Forense constituem análises de reconhecimento genética seja ela humana, animal ou vegetal. Os exames que contém DNA humano, a perícia é capaz de identicar o material no local do crime. O objetivo principal é a identificação desse material, como por exemplo, corpos carbonizados, restos mortais. Poderão ser examinados também, qualquer tipo de material: sangue, saliva, sêmem etc.

Perícia de Química Forense – O perito químico forense tem como objetivo identificar e caracterizar a evidência para solucionar o crime. A análise, a caracterização e o desenvolvimento de novas metodologias de exames em drogas, fármacos (medicamentos), agrotóxicos, alimentos, tintas, documentos, bebidas, combustíveis, em diferentes formas de apresentação, são atribuições da perícia em química forense.

Perícia em Local de Crime – Comparecer ao local do crime também pode ser atividade do perito criminal. É no local do crime que o preito coletará as evidências para analisá-las posteriormente. É a partir da aí que são realizados as produções de laudos periciais, com fotografias, coleta de todos os vestígios para a submissão em análise laboratorial.

Quanto ganha um Biomédico Perito Criminal

Em início de carreira, o salário médio de um Perito Criminal no Brasil é de entorno R$ 6.000,00 podendo chegar até R$ 13.000,00

A área de atuação do Biomédico é bastante abrangente. O Biomédico perito pode atuar com diversas vertentes como a química forense, genética forense e diversas outras áreas afim de contribuir com à criminalística na compreensão do delito. O perito atua analisando as evidências em laboratório e também no local do crime, permitindo, com base nos seus conhecimentos, a criação de laudos que contribuem para as decisões judiciais.

O QUE SE APRENDE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FORENSES:

Na pós-graduação da DALMASS, você terá acesso a conteúdos e disciplinas que não são abordados em nenhuma graduação no Brasil tais como Gerenciamento em Local de Crime (o aluno aprende tudo que o perito tem que fazer desde a chegada no local até a sua liberação e finalização da perícia); Análise da Escrita e Documentos de Segurança (o aluno aprende, por exemplo, a identificar assinaturas verdadeiras e falsas, bem como, técnicas para descobrir o falsário); Conhecimento sobre Armas de Fogo e Munições, dentre vários outros conteúdos específicos.

Para saber mais acesse o portal: https://www.dalmass.com/

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *