Entenda os benefícios da Drenagem Linfática

Entenda os benefícios da Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual, na qual o objetivo é estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluídos do corpo (só é possível ativar os linfonodos superficiais manualmente). Com valor científico comprovado e reconhecido é indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, pós-operatório além de promover bem-estar e relaxamento.

Segundo Leduc (2000), a drenagem linfática é “(…) altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas de suas funções”; diferenciando-se assim dos outros tipos de massagem já que não causa hiperemia jamais poderá causar dor e/ou eritema.

As etapas da drenagem linfática são realizadas sempre no sentido da circulação linfática de retorno e centripetamente, dividindo-se em duas, as etapas são chamadas de evacuação e de captação.

Além dos benefícios estéticos como: melhoria no aspecto da celulite através da mobilização do tecido gorduroso, diminuição de inchaço e auxílio na cicatrização; podemos citar ainda as melhorias nos aspectos fisiológicos como: diminuição de edemas, aumento da oxigenação dos tecidos, melhoria nas condições da absorção intestinal, estimulação do sistema imunológico, melhora insônia, melhoria da circulação, rigidez muscular e mais uma infinidade de melhorias.

Por ser uma técnica de massagem específica, deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados com conhecimentos de fisiologia humana.  Em situação de pós-operatório, principalmente nos casos de cirurgias plásticas como lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia é importante que a prática tenha sido recomendada por um médico para que assim o paciente não corra nenhum risco, elimine apenas o inchaço do pós-operatório e prevenindo qualquer fibrose/queloide que a cicatrização da cirurgia possa deixar.