Avaliação Psicológica e o Meio Escolar

Primeiramente, é importante ressaltar a importância da Avaliação Psicológica para diagnosticar e direcionar, através de métodos baseados não apenas na psicometria, mas também em diversos outros procedimentos, as medidas a serem tomadas em cada caso analisado, podendo até mesmo serem desenvolvidas de forma preventiva. No caso do meio escolar, esse tipo de avaliação é voltado para crianças e adolescentes com problemas de conduta, aprendizagem, relacionamentos ou em casos suspeitos de Transtornos Mentais e do Comportamento, como o Espectro Autista, Déficit de Atenção/Hiperatividade, e principalmente os que englobam as dificuldades específicas na aprendizagem, como as dislexias e as acalculias.
Nestes casos, a Avaliação Psicológica é empreendida por meio de entrevistas, observações comportamentais, análise de habilidades sociais, do desenvolvimento cognitivo e desempenho acadêmico. O diferencial aqui é que o uso de testes/instrumentos psicológicos não são os principais meios de avaliação. É viável que o uso de métodos que envolvam tanto a criança, quanto os pais e responsáveis juntamente com a equipe psicopedagógica, com o intuito de observar as situações problemas e traços comportamentais que estão interferindo no comportamento expresso por estes infantes e adolescentes, em diferentes contextos.
Durante o processo de intevenção, nota-se que não existe um padrão quanto ao tempo de tratamento com cada criança. Tudo depende do empenho de todos que estão envolvidos, e qualidade em estão sendo executadas as propostas. O Laudo Psicológico tem a importância para diagnóstico da queixa, assim como no prognóstico e tratamento a ser empreendido. Destaca também a possibilidade de direcionar ao desenvolvimento de metodologias pedagógicas apropriadas para as dificuldades do aluno, acessibilidade e no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais baseados na assertividade.
Portanto, é importante que os profissionais que optarem por trabalhar no meio escolar, compreenda a importância em aprimorara o conhecimento acerca desenvolvimento infanto-juvenil, além de buscar a capacitação por meio através de especializações que os auxiliem a garantir a excelência e bons resultados.