A Perícia Criminal: Entretenimento X Realidade

A Perícia Criminal: Entretenimento X Realidade

Se você pensa em perícia criminal e ao fundo da sua memória vem imagens de seriados como CSI, Criminal Minds, Dexter ou NCIS, tudo bem, você não está sozinho, pelo contrário, a maioria das pessoas são assim.

Mas você sabe o por quê?! Foi a partir das séries que mostram o mundo da investigação criminal que a área ganhou popularidade e passou a chamar muita atenção.

No mundo do entretenimento uma investigação possui equipes dedicadas para cada caso, além de contar com uma gama de equipamentos de alta tecnologia que auxiliam muito no trabalho. 

Além disso, a complexidade da maior parte dos casos e a utilização de fatores emocionantes, muitas vezes complementam toda a trama tornando esse universo encantador.

Mas não se engane, o mundo real é bem mais complexo.

Na realidade um perito é responsável por vários casos, as tecnologias não são as mais avançadas, os processos não levam poucas horas e sim, dias ou até mesmo semanas. Também, algumas das tecnologias mostradas nas séries não passam de puro elemento da ficção.

Entretanto, apesar de não ter o mesmo brilho que o dramaturgia entrega, para os verdadeiros amantes em elucidar mistérios reais, a profissão é verdadeiramente apaixonante e pode fazer com que você seja o próximo a ser conquistado por ela.

Existem cursos que podem te capacitar para atuar nas mais diversas áreas da perícia, mas lembre-se que para ser perito é necessário passar em uma prova de concurso. 

Então se esse é seu sonho, comece hoje mesmo os seus estudos!