A importância do Compliance na Gestão Financeira

A importância do Compliance na Gestão Financeira

Preponderante para a eficiência e tomada de decisões em conformidade com leis e regulamentos internos e externos que a gestão financeira esteja sendo realizada por rigoroso controle, e, é aplicando o Compliance que se alcança a fidedignidade das informações da empresa, evitando vícios como fraude ou lavagem de dinheiro.
Importante destacar que Compliance significa estar em conformidades com as normas da organização, sejam estas internas ou externas.
E, falando de Compliance financeiro, significa conformidade dos processos financeiros das empresas, todas as formas e transações financeiras.
Diante do cenário que passamos, devido a pandemia do Covid-19, as adequações de emergências foram necessárias para que os processos decisórios não ficassem bloqueados, no entanto este cenário de gestão emergencial elevou os riscos das operações pela flexibilização dos controles gerados com finalidade de evitar vícios intencionais ou não, seja pela improvisação de processos e atividades ou as dificuldades da segurança nos sistemas e/ou documentos da empresa.
Utilizar o Compliance como balizador da gestão financeira gera benefícios importantes para a empresa, como prevenção de desvios financeiros, risco a imagem da empresa juntos aos seus parceiros, colaboradores, investidores, sociedade e governos. A empresa que segue este modelo de gestão alcança maior credibilidade no mercado e se torna mais viável aos investimentos.
Os profissionais que podem e geralmente ocupam a responsabilidade do Compliance financeiro em uma empresa estão atuando nos controles internos, auditoria de qualidade, pois suas atividades já seguem um rito de avaliar e analisar os processos seguindo as normas norteadoras para realização das tarefas a serem entregues.
O profissional para atuar nesta área precisa ter entendimento das normas norteadoras do Compliance, como Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Lei Anticorrupção, ter uma visão sistêmica e estratégica dos negócios, assim como conhecer como o negócio funciona.
Fundamental para este profissional ter uma formação de MBA de Finanças, Controladoria e Compliance para ter os conhecimentos técnicos da função e assim habilitar-se para esta responsabilidade.
Segundo a empresa de recrutamento Robert Half, o salário médio do profissional atuante me Compliance tem variação de acordo com a experiência entre R$12,7 e R$19 mil. Portanto as oportunidades são vantajosas aos profissionais preparados e habilitados com formação.
Excelente oportunidade a todos!