fbpx

7 dicas de como fazer e ampliar seu networking profissional

7 dicas de como fazer e ampliar seu networking profissional

Fazer a faculdade e adquirir conhecimento técnico para se destacar no mercado de trabalho, sem dúvida, são iniciativas muito importantes. Porém, além disso, é preciso investir em algo essencial para obter a vaga em uma empresa: o famoso networking profissional.

Você pode até conseguir um emprego enviando currículo para diversas corporações. Isso porque um recrutador pode gostar das suas habilidades e considerar que você tem chances de fazer um bom trabalho. Mas, para acelerar esse processo e aumentar as suas chances de ser bem sucedido, é interessante contar com indicações de pessoas que já estão na companhia, gerando, para eles, mais confiança ao contratá-lo.

Neste post, daremos 7 dicas infalíveis para você fazer um networking perfeito e aumentar consideravelmente a sua empregabilidade. Confira!

1. Ter metas bem definidas

Se você deseja um networking profissional eficiente, deve, em primeiro lugar, estabelecer os objetivos a serem cumpridos com essa atividade. É muito bom fazer amizades com diversas pessoas, mas é interessante ter contatos que possam ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho ou ser promovido.

Para ser assertivo, analise as pessoas que podem contribuir com o seu sucesso na carreira. Logicamente, você não deve se aproximar apenas por interesse, avalie se tem pontos em comum para ter um diálogo que possibilite criar um laço entre ambos.

Ao estabelecer as metas com prudência e criar uma rede de contatos, você estará mais consciente do que pode alcançar a curto, médio e longo prazo. Isso possibilita fazer ajustes nos planos, caso tenha dificuldades de obter os resultados previstos.

2. Organizar interesses

Você estabeleceu as metas, porém não sabe exatamente o que fazer para cumpri-las. Está na hora de colocar em prática as ações necessárias para o networking profissional ser um diferencial na sua carreira. Se você é recém-formado ou pretende uma recolocação no mercado, pode optar por uma pós-graduação para enriquecer o currículo.

Na especialização, você terá a chance de conhecer pessoas com vontade de evoluir na profissão e de adquirir conhecimento. Ou seja, é uma boa oportunidade de ter contatos que o ajudarão a ficar bem informado sobre as tendências do mercado e oportunidades de emprego.

Se tem como objetivo também melhorar a oratória, você pode fazer um curso sobre como falar em público. É mais uma ocasião para reforçar a rede de contatos e se capacitar para causar uma boa impressão nos recrutadores.

3. Cultivar relacionamentos

É muito comum ter um círculo de amizades com colegas de profissão, concorda? Mas não basta apenas ter o nome, telefone e contato nas redes sociais das pessoas com quem tem afinidade e interesses profissionais em comum. É preciso mostrar presença e que pode ajudá-los a crescer.

Ao ver um post de um amigo na rede social, procure fazer um comentário construtivo ou um elogio, se concordar com o que foi abordado. Caso esteja em um grupo de WhatsApp de cunho profissional, você pode postar dicas de cursos e até mesmo oportunidades de trabalho. Isso cria uma afinidade com os demais membros, que podem indicá-lo para ingressar em uma empresa.

Também vale a pena participar de eventos sobre as principais tendências da sua carreira. É uma forma de conhecer novas pessoas e fortalecer o networking profissional. Procure se mostrar presente e disposto a interagir, pois é uma boa prática de marketing pessoal.

4. Vencer a timidez

Para quem deseja ampliar a rede de contatos, uma boa medida é vencer a timidez. Você não precisa ser uma pessoa extrovertida para ter um bom relacionamento com os colegas de profissão. O ideal é ter um diálogo com assuntos pertinentes, pois forçar a barra pode prejudicar a sua imagem.

Se tiver com dificuldades de se aproximar dos colegas de trabalho, por medo ou autoestima baixa, é preciso avaliar os fatores que estão provocando esse problema. Ao perceber que não vence essas barreiras sozinho, é sensato pensar na ajuda de um psicólogo. Com mais segurança e tranquilidade, você mostra às pessoas que é capaz de executar um bom trabalho, justificando a escolha feita pela empresa.

5. Encarar como rotina

Você conseguiu a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Então, já pode deixar de lado o networking profissional? Claro que não! Essa atividade deve fazer sempre parte da sua rotina, inclusive durante a faculdade.

Dedique uma parte do dia para procurar informações sobre a sua carreira e interagir com os colegas de profissão. As redes sociais — como LinkedIn, Facebook, YouTube etc — são ótimas ferramentas para estar atualizado sobre as novidades do mercado e oportunidades de emprego.

Tenha bastante disciplina para manter e expandir a rede de contatos. Ela é muito importante para você estar em evidência e mostrar que pode apresentar um desempenho superior ao dos concorrentes, aumentando as possibilidades de ocupar um cargo de gestão ou de ter sucesso ao pedir um aumento salarial.

6. Ouvir mais

Você tem uma boa rede de contatos, o que é muito bom para ficar atento aos principais fatos da sua atividade profissional. Com certeza, é um aspecto primordial para o sucesso, mas isso não vai ajudá-lo caso não tenha humildade.

Esteja disposto a ouvir o que os colegas de profissão têm a dizer, mesmo que tenham menos experiência do que você. Não aprendemos apenas com os acertos das pessoas, mas também com os erros. Ao mostrar humildade para ter um diálogo, você conquista a confiança e a simpatia dos colegas de trabalho. Esse fator é muito importante para ter sucesso ao ocupar um cargo de gestão.

7. Ter bom humor

Você conhece alguém que gosta de ter relacionamento com uma pessoa que vive de mau humor? Provavelmente, a resposta é não. Mas, isso não significa que deve ficar sorrindo para todos o dia inteiro. Porém, ficar carrancudo a maioria do tempo não vai levá-lo a lugar nenhum.

Estar de bem com a vida atrai energias positivas e deixa as pessoas mais à vontade para conversar e interagir. Além disso, ajuda a ter uma visão otimista, o que o torna mais calmo e maduro para enfrentar os problemas e encontrar as soluções. Essa postura é muito bem avaliada pelas empresas atualmente.

Com determinação, bom humor, planejamento e paciência, você tem tudo para fazer um excelente networking profissional e alavancar a sua carreira. Seguindo as nossas dicas é possível atingir excelentes resultados rapidamente.

Para ficar bem informado sobre as principais tendências do mercado de trabalho, vale a pena assinar a nossa newsletter agora mesmo! O conhecimento é peça-chave para evoluir a cada dia!

2 Comments

  1. bem interessante, gostei!

  2. Muito interessante essas informações!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *