10 métodos de estudo para melhorar seu rendimento durante quarentena

10 métodos de estudo para melhorar seu rendimento durante quarentena

Apesar da quarentena decretada, a vida continua e os seus estudos não podem parar e, você vai precisar de métodos de estudo para melhorar seu rendimento na quarentena.

O ano de 2020 começou trazendo consigo a crise do coronavírus que forçou as pessoas a ficarem em casa, mas a vida não pode parar e você precisa continuar estudando e se aprimorando.

No entanto pode ser difícil se concentrar diante de tantas incertezas com relação ao futuro. Além disso para estudar em casa é preciso ter técnica e organização.

Você precisa saber exatamente o que vai fazer, por isso precisa de um planejamento preciso, que te oriente diariamente.

Mas não basta assistir aulas online, ler um e-book ou PDF. Para que você realmente assimile o conteúdo, vai precisar de uma boa técnica de estudos.

Neste artigo separamos alguns métodos que vão te ajudar a melhorar seu rendimento na quarentena. No final você encontra alguns hábitos muito importantes também.

Métodos de estudo para melhorar o seu rendimento

PDF, livros, aulas por vídeo, são tantas as opções de materiais disponíveis para estudos atualmente que os estudantes muitas vezes se sentem perdidos na hora de estudar.

Por isso para melhorar o seu rendimento na quarentena, veja alguns métodos de estudos que realmente funcionam.

Estudo intercalado

Com o estudo intercalado você deve dividir as suas disciplinas ao longo dos dias, misturando todas elas. Você cria um horário de estudos rígido, que te força a estudar até as disciplinas que você menos gosta sem procrastinação.

Autoexplicação

A autoexplicação costuma ser eficiente porque com ela você percebe o que realmente conseguiu compreender da matéria.

Basicamente você lê um texto ou estuda uma matéria e depois explica para si mesmo o que compreendeu. Fale alto para você mesmo como se estivesse dando aula sobre a matéria, fazendo inclusive relações com outros temas.

Gravar áudios para ouvir posteriormente também é ótimo, porque isso pode inclusive estimular positivamente o seu cérebro.

Auto Interrogação

Após estudar um conteúdo, elabore perguntas relativas a ele para si mesmo. Tente incluir nas perguntas os conceitos básicos vistos, bem como assuntos diferentes que se relacionem.

Estudo mnemônico

Você já deve ter tido algum professor que cria uma frase engraçada para cada assunto para te ajudar a gravar o conteúdo.

Isso realmente pode ajudar bastante a gravar informações de forma rápida e, a técnica pode ser aplicada a qualquer disciplina.

O resumo é um dos métodos de estudo mais usados

Sem dúvidas o resumo é o método de estudo mais tradicional e, que realmente apresenta uma eficácia comprovada.

Isso porque ao elaborar você já fixa o conteúdo e, posteriormente ele pode ser usado com a finalidade de revisar o conteúdo de forma rápida. Mas lembre-se de realmente resumir os assuntos, sem se prolongar demais.

Testes práticos

Um estudo eficiente deve alternar entre teoria e exercícios o tempo todo. Por isso após aprender um novo conteúdo, faça testes práticos sobre ele para que o seu cérebro processe a informação adequadamente.

Isso te ajuda também a mensurar o quanto você conseguiu absorver sobre o assunto.

Releitura

Se você usa PDF ou e-book para estudar, o ideal é que sempre que possível faça duas leituras. Na primeira você terá uma visão geral do texto e, durante a segunda captará conceitos e ideias mais complexas.

Associar imagens a conceitos

Esse é um dos métodos de estudos mais poderosos, que permite que o seu cérebro associe conceitos facilmente.

Basicamente consiste em memorizar coisas diferentes atribuindo imagens a elas. Sabe aquelas pessoas que decoram sequências enormes de algarismos? Elas fazem isso associando imagens a cada número.

Mapas mentais

Construir mapas mentais é uma ótima estratégia para organizar conceitos relacionados a um tema central.

Isso facilita o entendimento e organização das informações e, facilita também a visualização das relações.

Construção de quadros

Tabelas são uma ótima maneira de organizar dados e assim melhorar o seu rendimento durante a quarentena. Quadros e tabelas podem te ajudar muito a relacionar e fixar informações importantes.

Hábitos que te ajudam a estudar melhor e aprender mais 

Apesar de haver métodos de estudos muito eficientes, é fundamental que você tenha bons hábitos para que consiga estudar melhor e aprender mais. Veja os principais hábitos indicados por plano de saúde para empresas.

Dormir bem

Dormir menos do que o seu corpo precisa vai te deixar desanimado e impactar negativamente na sua capacidade de concentração e memorização. É recomendado que se durma entre 7 e 8 horas por dia.

Ter momentos de lazer

O estresse pode atrapalhar muito o seu rendimento durante a quarentena, por isso crie uma rotina prazerosa, que inclua momentos de lazer. Mas não se esqueça de consumir pouca quantidade de bebidas alcoólicas.

Se alimentar bem

Para melhorar o seu rendimento durante a quarentena você precisa se alimentar bem, consumindo todos os grupos nutricionais de forma equilibrada.

Praticar atividades físicas

Fazer atividades físicas diariamente contribui com o bem estar e também ajuda muito a aumentar a concentração durante os estudos. Exercitar o cérebro com leituras e games educativos também ajuda bastante.

Meditação

Meditar ajuda muito o seu cérebro a se concentrar e também relaxar, contribuindo com o aumento do rendimento durante a quarentena.

Com todos esses métodos de estudos e esses hábitos, sem dúvidas quando a quarentena acabar você será uma pessoa diferente, com muitas habilidades de aprendizado.